Logo O POVO+
Leclerc (Ferrari) largará na pole position no GP da Bélgica de F1
Farol

Leclerc (Ferrari) largará na pole position no GP da Bélgica de F1

O holandês Max Verstappen (Red Bull), líder do campeonato mundial, sairá da sexta posição
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Leclerc (Ferrari) largará na pole position no GP da Bélgica de F1 (Foto: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP)
Foto: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP Leclerc (Ferrari) largará na pole position no GP da Bélgica de F1

O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) largará na pole position no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 neste domingo, 30, no circuito de Spa-Francorchamps, à frente do mexicano Sergio Pérez (Red Bull).

Já o holandês Max Verstappen (Red Bull), líder do campeonato mundial, fez o melhor tempo na classificação desta sexta-feira, 28, mas sairá da sexta posição, após ter recebido uma penalidade de cinco posições por ter ultrapassado o limite de troca de câmbio permitido por temporada.

No ano passado, e na mesma pista, Verstappen protagonizou uma grande recuperação, largando do 14º lugar devido a uma penalidade semelhante, dessa vez por uma troca de motor acima da cota autorizada e um elemento de caixa de câmbio não permitido.

"Sei que vou perder posições no grid, mas hoje foi sobre me sentir confiante, sabemos que o carro é rápido", disse o holandês após a classificação. "No ano passado tive uma penalidade maior [15 posições no total] e ainda assim, vencemos a corrida, então esse é o objetivo", acrescentou.

Em uma pista que estava secando e sob um céu finalmente azul após horas de fortes chuvas até poucos minutos antes da qualificação, Hamilton conseguiu o quarto tempo mais rápido. O britânico largará da terceira posição, considerando a penalidade de Verstappen, à frente de Carlos Sainz (Ferrari).

A McLaren do australiano Oscar Piastri e do britânico Lando Norris, que era esperada no topo após o ótimo desempenho nos dois últimos GPs, largará em quinto e sétimo, respectivamente.

O Grande Prêmio da Bélgica, 12ª prova da temporada, é o terceiro depois do Azerbaijão, em abril, e Áustria, no início de julho, a propor o formato de corrida sprint, que modifica o rumo normal do fim de semana.

Nesta sexta, os pilotos realizaram apenas um treino livre, seguido de um primeiro treino classificatório, que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio de domingo.

O sábado será dedicado ao sprint: os pilotos vão para a pista às 10h (7h no horário de Brasília) para uma segunda sessão de qualificação, denominada Sprint Shootout, com o mesmo formato de sexta-feira, porém mais curto, que determina a ordem de partida da corrida sprint, agendada para as 14h30 GMT (11h30 no horário de Brasília).

A penalidade de Verstappen não afeta o início da corrida sprint.

Configuração do grid de largada do GP da Bélgica:

1ª linha
Charles Leclerc (MON/Ferrari)

Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

2ª linha
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

Carlos Sainz (ESP/Ferrari)

3ª linha
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

4ª linha
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)

George Russell (GBR/Mercedes)

5ª linha
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)

Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)

6ª linha
Yuki Tsunoda (JPO/AlphaTauri-Red Bull)

Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)

7ª linha
Kevin Magnussen (DIM/Haas-Ferrari)

Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo-Ferrari)

8ª linha
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)

Alex Albon (THA/Williams-Mercedes)

9ª linha
Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo-Ferrari)

Logan Sargeant (EUA/Williams-Mercedes)

10ª linha
Daniel Ricciardo (AUS/AlphaTauri-Red Bull)

Nico Hulkenberg (ALE/Haas-Ferrari)

O que você achou desse conteúdo?