O ator Michael Gambon, conhecido por seu papel como o bruxo Alvo Dumbledore em saga “Harry Potter”, morreu aos 82 anos. A morte do ator foi confirmada nesta quinta-feira, 28, pela família.
Segundo nota emitida pela esposa Anne Gambon, o artista morreu “pacificamente em um hospital” após uma pneumonia.
"Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia", diz a nota.
A família do ator pediu respeito à privacidade do momento delicado e agradeceu as mensagens de apoio.
Michael John Gambon é irlandês e iniciou a carreira na dramaturgia em 1962 com um pequeno papel em "Othello", encenado em Dublin. Anos depois, em 1974, estreou no cinema com "The Beast Must Die" e em 1980 teve um dos pontos altos da sua carreira teatral quando protagonizou "The Life of Galileo", de John Dexter.
Interpretou o sádico Albert Spica em “The Cook, The Thief, His Wife and Her Lover” (O Cozinheiro, o Ladrão, a Sua Mulher e o Amante Dela), filme de Peter Greenaway, em 1889. A estreia na Broadway, em 1996, com “Skylight”, de David Hare, e seu papel em “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, em 2010, como George V, também lhe renderam holofotes.
Em 2002, foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme pelo seu papel de presidente Lyndon B. Johnson no telefilme “Path to War” ("Caminho Para a Guerra"). Em 2004, assume o papel do bruxo Alvo Dumbledore, na saga “Harry Potter”, após a morte do ator Richard Harris, que interpretou o personagem nos dois primeiros filmes. Na trama, o ator atraiu o olhar e o carinho dos fãs pelo apreço de seu personagem, ao participar de seis dos oito filmes da saga, o ator ficou marcado na memória de muitos.
O perfil oficial da saga prestou homenagem ao ator nas redes sociais. “Estamos extremamente tristes ao saber do falecimento de Sir Michael Gambon. Ele trouxe alegria imensurável aos fãs de Harry Potter de todo o mundo com seu humor, gentileza e graça. Guardaremos para sempre sua memória em nossos corações”, diz a homenagem.
We are incredibly saddened to hear of the passing of Sir Michael Gambon. He brought immeasurable joy to Harry Potter fans from all over the world with his humour, kindness and grace. We will forever hold his memory in our hearts. pic.twitter.com/1CoTF3zeTo
— Harry Potter (@harrypotter) September 28, 2023