A brasileira Rebeca Andrade conquistou ontem, 24, seu primeiro ouro na ginástica artística nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, ao dominar a prova da qual é atual campeã mundial: o salto.
Rebeca, de 24 anos, alcançou a pontuação de 14,983, com um impressionante primeiro salto de 15,333 e um segundo salto de 14,663.
A americana Jordan Chiles ficou com a prata marcando 14,150 pontos e a mexicana Natalia Escalera levou o bronze com 13,333.
Assim, Rebeca cumpriu as previsões no salto, a primeira de suas provas individuais nestes Jogos Pan-Americanos, em que no último Mundial de Ginástica arrebatou o ouro da americana Simone Biles no tão aguardado retorno internacional após ter feito uma pausa no seu carreira, para cuidar da saúde mental.
O Centro de Esportes Coletivos de Santiago comemorou com Rebeca com uma grande ovação.
Na última final do dia, a das barras assimétricas, Rebeca Andrade voltou ao pódio ao conquistar com a medalha de prata, ao lado da também brasileira Flávia Saraiva, que ficou com o bronze.
O ouro foi para a americana Zoe Miller, que atingiu a pontuação de 14,666, à frente dos 14,333 pontos de Rebeca e dos 13,733 de Flávia.
No domingo, Rebeca havia conquistado a prata na competição por equipes femininas, derrotada naquele dia pelas chilenas e pela equipe americana.
O brasileiro Arthur Nory ficou com a prata e o colombiano Juan Larrahondo com o bronze no solo, em prova vencida pelo canadense Felix Dolci.
Com 14,233 pontos, Dolci conquistou a medalha de ouro, sua segunda medalha de ouro nestes Jogos Pan-Americanos, após ter subido ao topo do pódio no individual geral. Arthur Nory teve uma pontuação de 13.933. (AFP)
Leia mais sobre o Pan em Esportes, página 28