Logo O POVO+
Positividade da Covid-19 é de 31,8% em Fortaleza
Farol

Positividade da Covid-19 é de 31,8% em Fortaleza

O cenário é de "crescimento consistente no número de casos nas semanas subsequentes", de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORAM feitos 703 testes realizados (Foto: FáBIO LIMA)
Foto: FáBIO LIMA FORAM feitos 703 testes realizados

Em menos de um mês, a média de positividade dos exames RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 em Fortaleza passou de inferior a 1% para mais de 30%. No último período analisado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, entre 22 e 28 de novembro,  das 703 amostras analisados pelos laboratórios da rede publica, 31,8% tiveram resultado positivo. 

As informações constam em boletim epidemiológico publicado pela pasta nessa quarta-feira, 29. Análise considera que o cenário atual é de "crescimento consistente no número de casos nas semanas subsequentes'. 

Durante os meses de agosto, setembro e outubro, a média de positividade foi inferior a 1%. Na primeira semana de novembro, a taxa entre os residentes de Fortaleza aumentou para 3,3%.

No dia 20 de novembro, o o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Ceará comunicou a identificação da subvariante JG.3 durante o sequenciamento feito entre as semanas epidemiológicas 37 a 45 de 2023.

Ao longo de todo o ano de 2023, até a finalização do boletim, foram confirmados 3.327 casos de Covid-19 na Capital. Sendo 2.080 mulheres e 1.247 homens, segundo a SMS.  

A secretaria municipal detalha que subvariante citada é descendente da variante EG.5. A descoberta sugere a possível circulação da subvariante “Eris” no Ceará. 

Conforme o balanço, em 2023, foram confirmados trinta óbitos em decorrência da Covid-19. "Todos os trinta pacientes eram portadores de comorbidades".

A distribuição temporal das mortes foi: um em janeiro, três em março, doze em abril, dez em maio, dois em junho e dois em julho. Foram 17 mulheres e 13 homens.

Onde fazer exame em Fortaleza

Segundo a SMS, é "crucial intensificar a testagem de indivíduos sintomáticos, a fim de orientar as ações do sistema de saúde". "Recomenda-se a implementação de ações destinadas a aumentar o percentual da população com esquema vacinal completo, que para os maiores de 18 anos inclui a vacina Pfizer Bivalente", alerta.

Segundo a pasta da saúde, os testes de Covid-19 (RT-PCR) para os usuários sintomáticos são realizados "nos 118 postos distribuídos nas seis coordenadorias regionais de saúde de Fortaleza de acordo com os critérios e avaliação da equipe de saúde das unidades, seguindo os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde (MS)".

A SMS informa também que pacientes internados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais municipais também têm prioridade na testagem para detectar a Covid-19 (RT-PCR).

O que você achou desse conteúdo?