Logo O POVO+
Coreia do Norte dispara 200 projéteis perto da fronteira
Farol

Coreia do Norte dispara 200 projéteis perto da fronteira

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Uma mulher passa por uma tela de televisão que mostra um noticiário com imagens de arquivo dos disparos de artilharia da Coreia do Norte, em uma estação ferroviária em Seul, em 5 de janeiro de 2024.
A Coreia do Norte disparou mais de 200 projéteis de artilharia perto de duas ilhas sul-coreanas em 5 de janeiro, disse o Ministério da Defesa de Seul, com uma ordem de evacuação emitida para os residentes de uma delas.
 (Foto: Jung Yeon-je/AFP)
Foto: Jung Yeon-je/AFP Uma mulher passa por uma tela de televisão que mostra um noticiário com imagens de arquivo dos disparos de artilharia da Coreia do Norte, em uma estação ferroviária em Seul, em 5 de janeiro de 2024. A Coreia do Norte disparou mais de 200 projéteis de artilharia perto de duas ilhas sul-coreanas em 5 de janeiro, disse o Ministério da Defesa de Seul, com uma ordem de evacuação emitida para os residentes de uma delas.

A Coreia do Sul afirmou ontem que a Coreia do Norte disparou 200 projéteis no mar, ao norte da tensa fronteira marítima entre os dois rivais, violando um acordo militar de 2018. O governo sul-coreano considerou os exercícios norte-coreanos como "provocação", embora não tenha sofrido nenhum dano, e ordenou a retirada de civis de duas de suas ilhas por precaução.

Alerta

"Os militares norte-coreanos dispararam cerca de 200 projéteis nas áreas de Jangsan-got, no nordeste da ilha de Bangnyeong, e nas áreas ao norte da ilha de Yeonpyeong", afirmou um funcionário do Ministério da Defesa sul-coreano.

A ilha sul-coreana de Yeonpyeong está localizada no Mar Amarelo, cerca de 80 quilômetros a oeste de Incheon e 12 quilômetros ao sul da costa norte-coreana. Moradores da ilha de Yeonpyeong afirmam que os militares sul-coreanos pediram que eles deixassem o local porque planejam realizar exercícios de tiro.

Ontem, o líder supremos da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou a expansão da produção de lançadores de mísseis em preparação para um possível "confronto militar" com a Coreia do Sul e os EUA. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

O que você achou desse conteúdo?