A Coreia do Sul afirmou ontem que a Coreia do Norte disparou 200 projéteis no mar, ao norte da tensa fronteira marítima entre os dois rivais, violando um acordo militar de 2018. O governo sul-coreano considerou os exercícios norte-coreanos como "provocação", embora não tenha sofrido nenhum dano, e ordenou a retirada de civis de duas de suas ilhas por precaução.
Alerta
"Os militares norte-coreanos dispararam cerca de 200 projéteis nas áreas de Jangsan-got, no nordeste da ilha de Bangnyeong, e nas áreas ao norte da ilha de Yeonpyeong", afirmou um funcionário do Ministério da Defesa sul-coreano.
A ilha sul-coreana de Yeonpyeong está localizada no Mar Amarelo, cerca de 80 quilômetros a oeste de Incheon e 12 quilômetros ao sul da costa norte-coreana. Moradores da ilha de Yeonpyeong afirmam que os militares sul-coreanos pediram que eles deixassem o local porque planejam realizar exercícios de tiro.
Ontem, o líder supremos da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou a expansão da produção de lançadores de mísseis em preparação para um possível "confronto militar" com a Coreia do Sul e os EUA. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)