A Feira Agroecológica da Área Adahil Barreto, que acontece nas manhãs de sábado no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, chega à 100ª edição. Ela começou a ser realizada ainda em 2021 e acontece quinzenalmente, de 7h às 12h. Reunindo produtores locais e feirantes, a feirinha oferece mais de 40 tipos de produtos entre hortaliças, folhagens, frutas e leguminosas. A programação é uma boa escolha para aqueles que apreciam passeios ao ar livre e buscam o consumo de produtos saudáveis e sustentáveis.
Há mais de um ano, visitar o espaço é uma das primeiras tarefas do dia para Isis Terra, 41. Sempre interessada em consumir alimentos saudáveis, o interesse pelos produtos orgânicos surgiu, principalmente, quando ela estava grávida da pequena Lisa Marie, hoje com quase um ano de idade.
"Durante toda a gestação, eu e meu esposo passamos quase todas as manhãs de sábado aqui. É uma qualidade totalmente diferente dos mercados comuns", comenta a cliente e frequentadora assídua.
Isis explica que, apesar de alguns dos alimentos e produtos apresentarem um valor um pouco maior do que os vendidos em comércios convencionais, a diferença é equilibrada quando se tem em mente os benefícios à saúde.
Com olhos atentos à diversidade de cores e informações da feira, Lisa aproveita o passeio no conforto da bolsa canguru colada ao corpo da mãe. O acessório deixa Isis livre para carregar sacolas cheia de legumes, verduras e frutas. "Para a minha filha, que ainda é bem pequena, só escolho coisinhas daqui. Além disso, é um programa de família", relata. Quem vem comercializar produtos na feira, muitas vezes, vem de longe. Um dos comerciantes que sempre marca presença nas edições é Ramom Gomes, 37. Vindo de Aratuba, há 120 km Fortaleza, ele explica que durante a pandemia, ele e os irmãos voltaram ao interior.