Logo O POVO+
Ceará é estado com maior proporção de municípios com plano para primeira infância
Farol

Ceará é estado com maior proporção de municípios com plano para primeira infância

Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2023) foram divulgados pelo IBGE ontem, 31
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ESTADO tem 97,8% 
das cidades com essa política (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal ESTADO tem 97,8% das cidades com essa política

O Ceará é o Estado com maior proporção de municípios com Plano Municipal para Primeira Infância. São 97,8% cidades com essa política. Índice consideravelmente mais alto do que a média nacional. No Brasil, esse percentual é de 26,6% dos municípios com plano.

Informações são da coleta de dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2023) divulgada nesta quinta-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Coleta foi
realizada entre os meses de setembro de 2023 a março de 2024.

Dos municípios que possuem plano, 179 têm comitês intersetoriais de políticas públicas para a primeira infância. Grupos são compostos por representantes da assistência social, da educação, da saúde, do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, dentre outras áreas.

Leia mais | Projeto analisará a eficácia de políticas públicas para a primeira infância no Ceará

Em 178 dos municípios cearenses, existe política ou programa especificamente para a promoção e defesa dos direitos da criança de zero a seis anos de idade.

As medidas adotadas em maior número são: acesso à saúde (171 municípios), oferta de educação infantil (169 municípios), promoção do brincar (167 municípios) e incentivo ao aleitamento materno (157 municípios).

A Munic 2023 revela que, em 6% dos municípios do Estado, havia algum tipo de auxílio-creche ou “voucher” para educação infantil, ou seja, um valor repassado às famílias com crianças em idade de educação infantil e que não encontrem matrícula nas creches públicas. 

110 municípios do Ceará têm lei de segurança alimentar

Ainda conforme o levantamento, o Ceará está entre as cinco Unidades da Federação com as maiores proporções de existência da lei de segurança alimentar e nutricional: são 110 municípios (59,8%). Do total 105 têm lei promulgada e cinco têm lei em tramitação.

Dos 184 municípios cearenses, 149 possuíam estrutura para a área de segurança alimentar e nutricional, sendo que apenas 6 tinham câmara intersetorial de segurança alimentar e nutricional. Em 141 cidades do Estado, essa estrutura estava subordinada a secretarias municipais com políticas
conjuntas. 

Em 107, o conselho municipal de segurança alimentar é ativo. Em 87 municípios existe previsão de recursos orçamentários para financiamento de políticas de segurança alimentar e nutricional.

No Ceará, são 130 dos 184 municípios que possuem conselho municipal dos direitos da mulher, sendo que apenas 136 eram ativos em 2023.

O que você achou desse conteúdo?