Um homem de 46 anos foi detido por crime ambiental na sexta-feira, 31, no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza. Conforme a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ele mantinha 79 pássaros silvestres e seis ovos em cativeiro. As aves foram resgatadas e devem passar por reabilitação.
Conforme a pasta, ofensiva foi realizada pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), e ocorreu após denúncias sobre a criação ilegal de aves silvestres na região.
Quando chegaram no local indicado por denunciantes, os agentes ouviram os cantos das aves e "localizaram diversas espécies mantidas em cativeiro, além de 15 gaiolas", durante a vistoria.
Entre os animais resgatados estavam:
A Sociedade Protetora Ambiental (SPA) participou do resgate e os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde, de acordo com a SSPDS, "passarão por triagem e reabilitação antes de serem devolvidos ao habitat natural".
Já o responsável pelos animais, um homem de 46 anos, foi conduzido à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS), populares que desejam solicitar o resgate de animais, sejam domésticos ou silvestres, podem acionar os seguintes órgãos:
No caso de animais silvestres, a pasta recomenda ainda que é preciso manter distância e "evitar se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos".