As faixas de tráfego situadas junto ao canteiro central da avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza, vão passar por uma interdição provisória. Já a partir desta quarta-feira, 12, o trânsito de veículos no local foi bloqueado, viabilizando a montagem das arquibancadas para o desfile de Carnaval que ocorre na área.
De acordo com informações divulgadas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), até o dia 10 de março, período em que a estrutura deve ser desmontada por completo, todos os motoristas vão poder trafegar na faixa exclusiva de ônibus. Reconfiguração provisória da via não dever alterar o itinerário dos coletivos.
Bloqueio está acontecendo nos dois sentidos da via, no trecho compreendido entre as avenidas da Universidade e Aguanambi. Ainda conforme orientações dadas pelo órgão, aqueles condutores que desejarem escolher por uma rota alternativa podem trafegar pelas avenidas Duque de Caxias, no sentido Aldeota-Centro, e 13 de Maio, no sentido av. Bezerra de Menezes-Aldeota.
Durante a interdição, a autarquia municipal vai atuar dando suporte a operação. Para isso a instituição vai disponibilizar agentes e orientadores de tráfego que vão disciplinar a circulação da via, "oferecendo suporte operacional necessário à execução dos trabalhos de montagem e auxiliando os condutores".
A avenida Domingos Olímpio é um dos polos do Carnaval de Fortaleza. Pelo local desfilam todos os anos vários grupos e agremiações. O foco da festa é o maracatu cearense, ritmo considerado patrimônio imaterial da Cidade, mas há também apresentações de afoxés, escolas de samba, blocos e cordões.
Além da via, o circuito carnavalesco ocorre em diversos outros pontos da Capital. Neste ano de 2025, a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) já informou a pretensão de descentralizar os pontos de folia, como já tem acontecido nas festas de Pré-Carnaval, levando evento para outras localidades da Cidade e aproximando festividade da população que não tinha facilidade de acesso.