O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) identificou mais de 136 mil eleitores que podem ter o título cancelado por ausência nos três últimos turnos de votação nas eleições. O prazo para regularização vai até 19 de maio.
O grupo contempla pessoas que não votaram nesses pleitos e que não justificaram ausência e nem pagaram multa. De acordo com o TRE-CE, foram identificados 138.289 eleitores faltosos nos últimos três turnos de votação, sendo mais de 136 mil sob risco de cancelamento do título de eleitor.
O cancelamento não impede apenas o exercício do direito ao voto. A irregularidade pode acarretar uma série de restrições, como a impossibilidade de tomar posse em cargos públicos, obter passaporte, renovar matrícula em instituições de ensino públicas ou fiscalizadas pelo governo, entre outras consequências previstas em lei.
O TRE-CE orienta que os eleitores consultem a situação eleitoral, que pode ser verificada no site oficial do Tribunal. Aqueles em situação irregular devem procurar o quanto antes os canais de atendimento da Justiça Eleitoral para resolver pendências e evitar sanções.
Quem faltou os últimos três pleitos eleitorais precisa justificar a ausência nas eleições ou pagar a multa. A situação pode ser regularizada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para quem tem a biometria cadastrada, o procedimento pode ser feito pelo aplicativo e-Título.
Os atendimentos também podem ser realizados presencialmente em qualquer cartório eleitoral, central ou posto de atendimento. Confira lista clicando aqui. Além disso, o TRE-CE disponibiliza um contato de WhatsApp para tirar dúvidas: (85) 3195-8400.