Ceará recebeu mais de 1, 5 milhão de doses da vacina para campanha nacional contra a gripe influenza. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a aplicação teve início oficialmente nessa segunda-feira, 7, nos 20 estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.
Em Fortaleza, imunização começou de forma antecipada, no dia 1º de abril, com aplicação de 62 mil doses do imunizante.
SAIBA MAIS | Tem veneno nesse pacote: agrotóxicos chegam à mesa em alimentos como bolo e biscoito
A vacina trivalente, utilizada em 2025, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B, sendo capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. É contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
A meta da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos.
Conforme o Governo, a vacina é segura, eficaz e pode ser administrada junto a outras substâncias do Calendário Nacional. O imunizante é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para a campanha de 2025, o Governo Federal adquiriu, ao todo, 73,6 milhões de doses. O valor total do investimento é de R$ 1,3 bilhão. O público-alvo é de 81,6 milhões de pessoas.
Em março, o Ministério distribuiu 35 milhões de doses da vacina. Neste primeiro semestre de 2025, está prevista a distribuição de 67,6 milhões de doses para as quatro regiões do País.
Neste segundo semestre, serão repassadas mais 5,9 milhões de doses para a região Norte, alinhando a estratégia de imunização com o período de maior circulação do vírus no inverno amazônico.
"Entre as coisas mais importantes para salvar a vida de uma pessoa está o cuidado adequado com a saúde e a vacinação. O Brasil tem essa característica: a produção de insumos está diretamente combinada ao acesso da população à assistência de qualidade", afirma Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
Conforme o ministro, o "Zé Gotinha" deve levar a importância do imunizante para as diversas religiões exercidas em solo nacional, como Assembleia de Deus, outras igrejas evangélicas, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Igreja Católica e para lideranças judaicas, muçulmanas, budistas e de matriz africana.
A imunização ocorre em todos os postos de saúde de Fortaleza de forma permanente, em dias úteis, das 7h30min às 18h30min.
Nos fins de semana e feriados, o atendimento ocorre nas unidades Mattos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 - Edson Queiroz) e Geraldo Madeira Sobrinho – Pio XII (Rua Belisário Távora, 42 - São João do Tauape), das 8h às 16h30min.
Entre 1º de abril (início antecipado da campanha) até domingo, 6, foram aplicadas 29.069 doses no público-alvo da Capital.
"A inclusão da vacina contra a influenza no calendário permanente representa um avanço significativo na proteção da população mais vulnerável. Ao garantir a imunização ao longo de todo o ano, ampliamos a cobertura vacinal e reduzimos o risco de complicações graves decorrentes da gripe. É fundamental que os públicos elegíveis busquem os postos de saúde para se vacinar e reforçar a proteção", garante Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização de Fortaleza.
Vacina contra gripe influenza em dias úteis
Vacina contra gripe influenza em fins de semana e feriados
Onde: Unidade Mattos Dourado (Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 391 - Edson Queiroz) - Fortaleza (CE) e Unidade Geraldo Madeira Sobrinho (Pio XII (Rua Belisário Távora, 42 - São João do Tauape) - Fortaleza (CE);
Horários: das 8 às 16h30min.
ASSISTA TAMBÉM | Ciência & Saúde - O POVO CNB de Fortaleza