Um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter atingiu o extremo sul do Chile, na região de Magallanes, nesta sexta-feira, 2. O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) enviou alertas de evacuação do setor costeiro da região à população, devido à ameaça de tsunami.
LEIA MAIS| Terremoto de magnitude 6,3 abala o Equador (USGS)
O tremor aconteceu às 8h58min e também foi sentido próximo à costa da Argentina. De acordo com a United States Geological Survey (USGS), o terremoto ocorreu em uma falha reversa que mergulha para nordeste ou sudoeste sob a Passagem de Drake.
LEIA MAIS | Governismo inscreve quatro candidatos para primárias no Chile
Em sua conta no X (antigo Twitter), o presidente do Chile, Gabriel Boric, reforçou o alerta de evacuação na costa do País e sinalizou que o Estado está à disposição da população.
Llamamos a evacuar borde costero en toda región de Magallanes. En estos momentos nuestro deber es prevenir y hacer caso a autoridades. COGRID regional y nacional están comenzando. Todos los recursos del Estado están a disposición. https://t.co/2qAA3TGEcN
— Gabriel Boric Font (@GabrielBoric) May 2, 2025
A Senapred também pediu para que os cidadãos atuem com calma e que sigam as orientações das autoridades até novas atualizações.