A partir desta terça-feira, 20, toda a população cearense com mais de 6 meses de idade poderá se vacinar contra a gripe. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, na tarde desta segunda-feira, 19. As doses estarão disponíveis nos postos de saúde dos municípios e em unidades do Vapt Vupt em Fortaleza.
Desde 31 de março, a vacina estava sendo aplicada apenas em grupos prioritários, como crianças pequenas, gestantes, idosos e, mais recentemente, profissionais dos Correios. A ampliação da cobertura ocorre em meio ao aumento de casos de síndromes gripais.
LEIA TAMBÉM | Gripe aviária no Brasil: é possível se infectar com carne de frango ou ovos?
Ao todo, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já recebeu mais de 2,2 milhões de doses enviadas pelo Governo Federal, distribuídas aos 184 municípios do Estado. “É fundamental a imunização, principalmente neste período de maior ocorrência da doença. Vacinar é um ato de cuidado com você e com os outros”, afirmou o governador.
Em março, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 35 milhões de doses de vacinas contra a gripe para todos os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. O valor total do investimento, de acordo com informe, foi indicado por R$ 1,3 bilhão, com o público-alvo almejado de 81,6 milhões de pessoas.
Dentro do grupo prioritário, a meta do Governo do Ceará era a vacinação de 90% do público-alvo, composto por 3,66 milhões de pessoas.
LEIA MAIS | Ministério da Saúde amplia vacinação contra Hepatite A para usuários de PrEP
O secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto, reforça que o objetivo é ampliar a cobertura vacinal no Estado. “A população pode buscar as doses nos postos de saúde dos municípios e nos Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu”, destacou.
A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, podendo ser aplicada junto a outras vacinas do calendário nacional. Para ser imunizado, basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.