Logo O POVO+
UFC ainda aguarda autorização para ocupar terreno do São Pedro após mais de um ano da demolição
Farol

UFC ainda aguarda autorização para ocupar terreno do São Pedro após mais de um ano da demolição

A Universidade está proibida de dar qualquer destinação pública ao espaço, conforme ação movida pelos antigos proprietários do prédio demolido
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PLACA da SPU foi colocada no terreno do antigo Edifício São Pedro (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE PLACA da SPU foi colocada no terreno do antigo Edifício São Pedro

A Universidade Federal do Ceará (UFC) ainda aguarda liberação oficial de ocupação do terreno do antigo Edifício São Pedro, mesmo após mais de uma ano da demolição do prédio. A Universidade segue impedida de realizar obras ou qualquer tipo de ocupação do terreno. A instituição chegou a receber a guarda provisória da local, concedido pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), em junho do ano passado.

LEIA TAMBÉM | Motorista que "voou" sobre duna em Canoa Quebrada é autuado e pode ter CNH suspensa

A Universidade está proibida de dar qualquer destinação pública ao espaço, conforme decisão da 3ª Vara Federal do Ceará, em ação movida pelos antigos proprietários do prédio demolido. A ordem tem caráter provisório, e deve ser reavaliada.

Segundo informações da Procuradoria Geral do Estado, a ação contesta decisão da SPU, considerando que o órgão não seguiu procedimentos necessários no processo de retomada do imóvel junto a União.

Terreno abrigará Centro Cultural de Iracema

A UFC informou que o terreno seria destinado à construção do Centro Cultural de Iracema, espaço com foco em "cultura, arte, entretenimento e eventos". Atividades culturais e artísticas foram pensadas para o local. As obras só poderão ocorrer quando a instituição tiver a posse definitiva do local.

Enquanto a posse do terreno permanecer de maneira provisória, a UFC planeja a criação de uma praça que possa abrigar eventos diversos. O projeto de implementação da praça está pronto desde setembro de 2024, e aguarda apenas autorização judicial para dar andamento ao plano.

Custódio Almeida, reitor da UFC, falou sobre os planos da instituição para o local: "antes da execução do projeto definitivo, que será um prédio de 7 ou 8 andares, nós vamos construir uma praça de eventos, enquanto aguardamos toda a tramitação para que a licitação seja concluída, para o terreno não ficar sem nenhuma atividade", disse.

Custódio afirmou que aguarda decisão judicial para dar andamento no projeto. O reitor afirma ainda que o local segue interditado, sem ter nenhuma atividade.

"Agora estamos aguardando as decisões judiciais sobre o terreno, para poder levar adiante os nossos projetos. Enquanto as decisões não são tomadas, a área está interditada para qualquer tipo de edificação”, conclui Almeida.

O que você achou desse conteúdo?