Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Três marcas de café foram proibidas após análises apontarem presença de cascas, paus e impurezas em produtos vendidos como café moído
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, propaganda e uso, além do recolhimento de todos os lotes de produtos sabor café (café fake) das marcas Melissa, Master Blends e Pingo Preto.
A Resolução nº 2.063 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 2 de junho de 2025. O texto informa que os produtos das empresas possuem matéria-prima imprópria para consumo humano, contaminadas com toxina advinda de fungos.
Foram encontradas “matérias estranhas e impurezas, e a contaminação dos produtos acabados, indicando falhas nas boas práticas de fabricação”.
Afora que a denominação e a rotulagem das marcas foram consideradas enganosas, infringindo legislações sanitárias e de defesa do consumidor.
As violações identificadas constam especificamente nos itens:
Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café — Master Blends Indústria de Alimentos Ltda
Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional Marca Melissa — D M Alimentos Ltda
Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Preto Marca Pingo Preto — Jurere Caffe Comercio de Alimentos Ltda
As inspeções foram realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e serviram de base para a ação da Anvisa.
Nos três casos os motivos da proibição são os mesmos:
Uso de matéria-prima imprópria para o consumo humano, contaminada com ocratoxina A, uma micotoxina produzida por fungos.
Presença de matérias estranhas e com impurezas, denominadas incorretamente no rótulo como polpa de café e café torrado e moído, que, na verdade, eram cascas e resíduos de café.
Contaminação no produto acabado, indicando falhas nas Boas Práticas de Fabricação, no processo de seleção de matérias-primas, e na produção e controle de qualidade do produto final
Rótulos com imagens e informações que podem causar erro e confusão em relação à natureza do produto, podendo levar o consumidor a entender que o produto se trata de café.
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