Logo O POVO+
Instituições reagem às facções nas eleições
Farol

Instituições reagem às facções nas eleições

O caso de Santa Quitéria deve balizar futuras decisões da Justiça Eleitoral cearense sobre denúncias de interferência do crime organizado nos espaços de pode. Outros julgamentos ainda estão em curso no Estado.
Edição Impressa
Tipo Opinião Por
BRAGUINHA (PSB), à esquerda, e Gardel Padeiro (PP), à direita, prefeito e vice cassados de Santa Quitéria (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram BRAGUINHA (PSB), à esquerda, e Gardel Padeiro (PP), à direita, prefeito e vice cassados de Santa Quitéria

Resposta Nos últimos anos ampliaram-se denúncias de interferência do crime organizado nos espaços de poder no Brasil. No Ceará, episódios recentes têm dado a dimensão real da problemática e da necessidade de reação do poder público. Nesta semana, instituições cearenses reagiram tanto no campo discursivo quanto na prática.

O mais relevante exemplo vem do município de Santa Quitéria, onde o prefeito eleito Braguinha (PSB) teve a cassação confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). O desembargador e relator do caso no tribunal e o procurador eleitoral (MP) classificaram o julgamento como "emblemático", além de reconhecerem a "gravidade" dos fatos e, até mesmo, uma resposta "tardia" ao ocorrido. Ainda cabem recursos à defesa.

A interferência de facções nas eleições não pode ser vista apenas como uma questão pontual. Deve ser encarada por aquilo que é: uma forma de atentar contra a própria democracia; uma vez que põe em xeque o direito do cidadão de escolher representantes.

O caso de Santa Quitéria deve balizar futuras decisões da Justiça Eleitoral cearense sobre o tema. Outros julgamentos ainda estão em curso no Estado. Cedo ou tarde, o recado das instituições é também uma demonstração de força. Apesar disso, a necessidade de atuações mais céleres e coordenadas fica evidente, uma vez que a atuação desses grupos criminosos já ultrapassa as fronteiras municipais, estaduais e nacionais.

 

O que você achou desse conteúdo?