Ao menos 23 meninas que participavam de um acampamento de verão seguem desaparecidas após uma enchente atingir o Estado do Texas, nos Estados Unidos, durante a madrugada desta sexta-feira, 4. Autoridades locais informaram que o desastre climático causou também a morte de ao menos 24 pessoas, mas evitaram estimar o total de desaparecidos na região. Familiares passaram a divulgar nas redes sociais fotos e informações na tentativa de localizar suas filhas.
"Peço aos texanos que se unam em oração. De joelhos, rezem para que encontremos essas moças", afirmou o vice-governador Dan Patrick, em entrevista coletiva. Uma operação de resgate atua para socorrer as vítimas. Até agora, 237 pessoas foram retiradas da área alagada, muitas delas com apoio de helicópteros.
As autoridades estaduais haviam emitido alertas meteorológicos no dia anterior. A previsão inicial indicava entre 7,5 e 15 centímetros de chuva, mas o volume acumulado chegou a 25 centímetros em poucas horas.
Segundo Patrick, o rio Guadalupe subiu cerca de 8 metros em apenas 45 minutos, alagando o acampamento de verão Camp Mystic, que fica próximo ao rio, na cidade de Hunt. No local, havia cerca de 750 pessoas acampadas durante o feriado prolongado do 4 de julho.
O governador do Texas, Greg Abbott, prometeu seguir com as buscas por sobreviventes 24 horas por dia. "Não vamos parar até que todos apareçam", declarou. Equipes de resgate começaram a evacuar os campistas do Camp Mystic ainda na tarde de sexta-feira, 4. Elinor Lester, de 13 anos, foi uma das jovens resgatadas de helicóptero. Ela contou que acordou por volta da 1h30 da madrugada com o barulho de trovões e viu a água subindo até as janelas da cabana onde dormia.
A jovem estava em uma parte mais alta do acampamento, chamada Senior Hill, reservada às meninas mais velhas. Já as cabanas mais próximas do rio, onde ficam as campistas mais novas, foram rapidamente tomadas pela água. Segundo a adolescente, as meninas das áreas baixas correram para o alto da colina, onde passaram a madrugada sem comida, energia elétrica ou água potável. "O acampamento foi completamente destruído. Foi realmente assustador. As pessoas que conheço estão bem, mas eu sei que ainda há desaparecidos", relatou.
A mãe da adolescente, Elizabeth Lester, afirmou que seu outro filho, que estava em um acampamento próximo, o Camp La Junta, também precisou fugir da enchente. Segundo ela, um dos conselheiros acordou com a água invadindo a cabana e ajudou os meninos a escaparem pelas janelas. Tanto o Camp La Junta quanto o Camp Waldemar, outro acampamento próximo ao rio, informaram nas redes sociais que todos os campistas e funcionários estão seguros.
Três meninas que participavam do acampamento Camp Mystic, no Texas, foram identificadas entre as vítimas da enchente que atingiu a região na madrugada de sexta-feira, 4. As famílias confirmaram as mortes por meio de postagens nas redes sociais e mensagens a veículos de imprensa norte-americanos.
Sarah Marsh, de 8 anos, de Mountain Brook, no Alabama, teve sua morte confirmada ainda na noite de sexta-feira. A avó da menina, Debbie Ford Marsh, publicou uma homenagem emocionada em seu perfil no Facebook: "Sempre nos sentiremos abençoados por ter tido esse lindo raio de luz em nossas vidas. Ela viverá em nossos corações para sempre".
O prefeito da cidade, Stewart Welch, lamentou o ocorrido em entrevista à emissora WBRC e destacou o apoio da população à família da vítima. "A comunidade está cheia de tristeza por essa menina preciosa e sua família. Agora, todos se unem oferecendo orações, pensamentos e apoio de todas as formas possíveis", afirmou.
A segunda vítima identificada foi Janie Hunt, de 9 anos, também campista do Camp Mystic. A confirmação foi feita por sua mãe em mensagem enviada à rede CNN na manhã de sábado. Segundo informações, Janie estava alojada em uma das áreas mais próximas ao rio Guadalupe, as primeiras a serem atingidas pela enxurrada.
Na manhã deste sábado, 5, familiares anunciaram a morte de uma terceira menina. Renee Smajstrla, de 8 anos, foi identificada como uma das vítimas após o tio, Shawn Salta, relatar o caso ao The Washington Post.
"Embora não seja o desfecho pelo qual oramos, a mobilização nas redes sociais provavelmente ajudou os socorristas a identificá-la rapidamente", escreveu ele em publicação nas redes. "Somos gratos por saber que ela estava com suas amigas, vivendo um dos melhores momentos da vida, como mostra essa foto tirada um dia antes."
De acordo com o xerife do condado de Kerr, Larry Leitha, 27 meninas seguem desaparecidas até a manhã deste sábado.
O Camp Mystic reunia cerca de 750 jovens durante o feriado prolongado do 4 de Julho quando foi atingido por enchentes. As autoridades estaduais haviam emitido alertas meteorológicos no dia anterior. A previsão inicial indicava entre 7,5 e 15 centímetros de chuva, mas o volume acumulado chegou a 25 centímetros em poucas horas, elevando o rio Guadalupe cerca de 8 metros em apenas 45 minutos. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)