A avenida Bezerra de Menezes passará por revitalização na sinalização. Será feita a substituição dos atuais blocos de concreto por tachões nas faixas divisórias de tráfego que separam o corredor de ônibus dos demais veículos.
A medida, desenvolvida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), começou a ser implantada nessa terça-feira, 8, no sentido Centro - Caucaia.
LEIA TAMBÉM | Serviços de assistência social, Caps e postos de saúde de Fortaleza receberão reformas, diz prefeito
A ação compreende o trecho entre a rua Padre Ibiapina e avenida Humberto Monte. A iniciativa visa garantir maior segurança no deslocamento dos usuários. Até o momento, foram colocados 18 novos tachões no local.
Os blocos de concreto, também conhecidos como “gelo baiano” ou “gelitos”, são utilizados na função de impedir ou orientar o trânsito.
Um vendedor ambulante do local, que não quis se identificar, conta que na região costuma ter acidentes.
“Às vezes, na madrugada, o pessoal vem bêbado sobe as pedras [blocos de concreto] e sai rasgando com o carro. Já teve carro que estourou os quatro pneus”.
De acordo com ele, ainda não aconteceram acidentes com os novos tachões.
Para o comerciante, a medida não é positiva: “Essa parte de cá fica muito estreita para os carros que passam”, finaliza.
Um vendedor de milho, que não terá a identidade revelada, conta que os condutores passam por cima dos blocos, causando afastamento e deterioração da construção.
Ele conta que há cinco dias, “um carro subiu por cima e ia virando” e outro veículo “papocou” o motor.
“Ele desviou a atenção para olhar no celular, subiu no gelo baiano e papocou o motor, [foi] se arrastando até lá”, relata.
Em nota, a AMC informou que a ação não está relacionada com o estreitamento das faixas de ônibus, que foi mencionado pelo prefeito Evandro Leitão (PT) em outubro à rádio O POVO CBN.
Segundo a pasta, os blocos de concreto antigo serão substituídos por tachões maiores e mais resistentes. Com a construção anterior, muitos motoristas batiam e acabavam afastando o bloco, causando riscos de acidentes.
“Como parte do projeto, a pintura da via também receberá melhorias. Serão contemplados cerca de 64 mil veículos que trafegam diariamente pela avenida, importante corredor que liga a capital à região metropolitana”, afirmou a pasta em nota.
Para evitar maiores impactos, as obras de mudança serão realizadas prioritariamente no período noturno e contarão com a atuação de agentes de trânsito.
A presença dos profissionais tem o intuito de disciplinar a circulação de veículos no local.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) enviou ao O POVO uma lista com as linhas de ônibus que passam diariamente pelo local. Confira abaixo:
A revitalização não deve afetar as linhas de transporte urbano.