Logo O POVO+
EUA aceita conversar com delegados do Brasil na OMC sobre tarifas
Farol

EUA aceita conversar com delegados do Brasil na OMC sobre tarifas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os Estados Unidos aceitaram o pedido de consultas do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), e as delegações de ambos os países conversaram sobre as tarifas de 50% impostas por Washington, segundo uma carta enviada à OMC.

O Brasil recorreu no início de agosto a esse organismo multilateral em uma primeira medida contra as tarifas do presidente americano, Donald Trump.

A magnata republicana puniu o Brasil com uma das sobretaxas mais altas do mundo pelo que considerou uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, julgado por uma suposta tentativa golpista.

"Os Estados Unidos aceitam a solicitação do Brasil para consultas entabulares. Estamos à disposição para acordar com os funcionários da missão de seu país uma data mutuamente conveniente", respondeu a delegação de Washington em uma missiva datada de 15 de agosto e publicada pela OMC em seu site.

No entanto, a representação americana anuncia que "algumas das ações mencionadas pelo Brasil são questões específicas de segurança nacional que não (...) podem ser objeto de resolução" perante a OMC.

O mecanismo de consultas dessa entidade pressupõe a busca de uma solução negociada antes de passar a um processo de arbitragem.

Trump afirmou que as políticas do Brasil representam uma "ameaça incomum e extraordinária" para os Estados Unidos e que seu governo abriu uma investigação contra o país por supostas "práticas comerciais desleais" e "ataques" às "empresas americanas de redes sociais".

Diferentemente do que ocorre com a maioria dos países alvo das tarifas punitivas de Washington, os Estados Unidos têm superávit comercial com o Brasil.

vas de imprensa.

O que você achou desse conteúdo?