O advogado cearense João Victor Moreira Correa foi aprovado na prova objetiva do concurso para delegado da Polícia Federal, mas, diferentemente do que O POVO publicou, o certame ainda está em andamento. Portanto, ele não é o mais jovem aprovado como delegado da Polícia Federal.
O Cebraspe, responsável pela organização do certame, informou que o a fase atual é de divulgação do edital de resultado final na prova discursiva, de convocação para exame de aptidão física e para o preenchimento da FIC.
O edital de resultado final no desempate de notas, de resultado final na primeira etapa e de convocação para matrícula no curso de formação e de upload dos documentos necessários para o CFP, para o cargo de delegado, tem publicação prevista para 9 de abril de 2026, informou a entidade.
"Tive aprovação na prova objetiva e segui para discursiva", contou Correa ao O POVO nesta segunda-feira, 1º, após a repercussão da entrevista. Na prova discursiva, que teve o resultado provisório divulgado, João Moreira obteve nota inferior ao estabelecido. Contudo, foram apresentados recursos para reavaliação do resultado.
"Os recursos estão bem favoráveis, feitos por uma empresa especializada", conta. "A reprovação na discursiva só ocorre após a divulgação do resultado final, o que ainda não ocorreu".
De acordo com o edital, a divulgação do resultado final da prova discursiva ocorrerá na próxima sexta-feira, 5.
Questionado sobre comprovação de três anos de atividade jurídica ou policial, prevista no edital do certame, João Moreira informou que, até a posse no cargo, caso aprovado nas próxima etapas, ele deve cumprir o requisito.