Os municípios do Eusébio, a 21,95 km distante de Fortaleza, e Aveiro, em Portugal, assinaram um termo de cooperação internacional. A iniciativa visa implementar um processo de geminação, com foco em trocas de experiências entre as gestões.
A iniciativa foi fomentada a partir da ação da Câmara Brasil-Portugal do Ceará (CBP-CE). A principal intenção dos portugueses é trocar conhecimentos na seara tecnológica, pois reconhecem a cidade cearense como um polo de ciência e tecnologia.
Essa é o quarto município cearense que fechou acordo de cooperação nestes moldes, de geminação. A primeira iniciativa foi assinada entre Limoeiro do Norte (a 198 km de Fortaleza) e Espinho, em Portugal, entre 2022 e 2023. O documento assinado entre as partes previa intercâmbios culturais, sociais e econômico.
A segunda iniciativa foi assinada em 2023, entre Tauá (a 343 km de Fortaleza) e Moura, em Portugal. Aqui, o foco diz respeito a soluções econômicas e agrícolas.
Há ainda dois acordos de geminação envolvendo o município de Fortaleza. Em 2023, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) autorizou o intercâmbio em níveis cultural, educação, turismo, desenvolvimento tecnológico e planejamento urbano sustentável da capital cearense com o município de Sines, em Portugal.
Neste ano, Fortaleza sancionou o processo de geminação com outro município português, de Lisboa.
Sobre o mais recente acordo, entre Eusébio e Aveiro, a presidente da CBP-CE, Patrícia Campos, pontua que as duas gestões se propõem a espelharem suas experiências, criando um fluxo contínuo de relacionamento, o que abre espaço para negócios e possibilidades no campo acadêmico.
Segundo Patrícia, o acordo de cooperação entre o município da RMF e Aveiro também abre possibilidade para que outros municípios desenvolvam parcerias com o Eusébio. A geminação se insere na estratégia da CBPCE de promover conexões entre cidades do Ceará e de Portugal, criando uma rede de cooperação em áreas-chave como educação, inovação, tecnologia e negócios, além de atrair investimentos para desenvolvimento conjunto.
"Vai haver troca de informações e uma colaboração técnica em várias áreas, como acadêmica, cultural e de inovação e tecnologia. Nós estamos apresentando o município do Eusébio para Portugal, para que a gente possa atrair investidores portugueses também", afirma.
O prefeito do Eusébio, Dr. Júnior (PRD), destaca que a parceria deve abranger áreas estratégicas e "construir pontes" para a área econômica, de educação, de cultura, entre outras.
"Enquanto gestor, me sinto honrado e satisfeito e também agradecido pela parceria efetivamente assinada por um termo de cooperação, com grande perspectivas de trocas de experiências", afirma.