Logo O POVO+
Esposa de chefe de facção, conhecida como "patroa", é presa no bairro Serrinha
Farol

Esposa de chefe de facção, conhecida como "patroa", é presa no bairro Serrinha

Marido da suspeita presa enviava comandos de dentro do sistema penitenciário. Ela era chamada de "patroa" por membros da facção
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PRISÃO aconteceu no escopo da Operação Extramuros (Foto: Fábio Lima)
Foto: Fábio Lima PRISÃO aconteceu no escopo da Operação Extramuros

Uma mulher foi presa por comandar o núcleo de uma facção criminosa no bairro Serrinha, em Fortaleza. Investigações do Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Operação Extramuros, identificaram que a suspeita executava ordens do marido, que foi preso em 2023 por chefiar o mesmo grupo.

Conforme a operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a mulher era chamada de “patroa” pelos membros da facção e tinha papel de chefe.

LEIA | Queima de fogos por facções em Fortaleza: o que se sabe e o que falta saber

Outro homem foi preso por ser um de seus principais comparsas da "patroa". Ele é um ex-detento, já condenado por tráfico de drogas, roubo e extorsão.

De acordo com o MPCE, os dois eram essenciais para cumprir as ordens do marido da suspeita, que enviava os comandos de dentro do sistema penitenciário.

Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências de investigados por suposto envolvimento com o crime organizado. A operação teve apoio do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil (DTO/PCCE).

LEIA TAMBÉM | Disputa entre facções teria motivado triplo homicídio em Juazeiro do Norte

Mulher era investigada por gerir casa de show como "reduto" de facção

De acordo com o MPCE, a mulher já era investigada pelo gerenciamento de uma casa de shows utilizada como reduto da facção criminosa. O local já havia sido interditado em meio à operação Fim de Festa, deflagrada pelo Gaeco em fevereiro de 2025.

O espaço, conhecido como ‘Nitro Dance Fest’, realizava eventos festivos com apologia ao crime organizado e era usado para reuniões de faccionados e cooptação de novos membros.

O que você achou desse conteúdo?