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Uece: mais de 44 mil candidatos participam da 1ª fase do vestibular
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Uece: mais de 44 mil candidatos participam da 1ª fase do vestibular

Estudantes estão na disputa pelas 2.880 vagas distribuídas em 86 cursos de licenciatura e bacharelado, nos turnos diurno e noturno
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HUGO Diniz, de 19 anos, participou do primeiro dia de provas (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)
Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução HUGO Diniz, de 19 anos, participou do primeiro dia de provas

Começou neste domingo, 12, o vestibular 2026.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Ao todo, mais de 44 mil candidatos estão na disputa pelas 2.880 vagas distribuídas em 86 cursos de licenciatura e bacharelado, nos turnos diurno e noturno.

A primeira fase do certame foi aplicada em 71 locais, abrangendo 11 cidades do Ceará. A prova de conhecimentos gerais é composta por 85 questões objetivas, englobando as áreas de ciências humanas (filosofia, sociologia, geografia e história), ciências da natureza e matemática (biologia, física, química e matemática) e linguagens e códigos (língua portuguesa, educação física e língua estrangeira).

A aplicação da prova teve início às 9h, e os candidatos puderam deixar a sala após duas horas de exame, sendo o horário limite às 13h (de Brasília).

Vestibular da Uece: depoimentos de candidatos

O aluno Hugo Diniz, de 19 anos, foi um dos candidatos presentes no primeiro dia de provas. Interessado na área da saúde, ele pretende ingressar em cursos como Medicina, Farmácia ou Fonoaudiologia. Ele explica que sua rotina de estudos envolve tanto o acompanhamento escolar quanto aulas em um cursinho preparatório.

“Eu consegui lidar bem com a ansiedade, porque venho me preparando desde o começo do ano e sempre colocando limites no meu comportamento antes e durante a prova, para justamente não ter uma crise de ansiedade e conseguir responder com calma”, relatou.

Sobre o nível da prova, ele avaliou que o conteúdo estava de acordo com o esperado. “Acho que foi uma prova dentro das minhas expectativas. Muitos conteúdos que vi na escola caíram. Achei uma prova muito boa, gostei bastante. Mas, como qualquer pessoa que tem dificuldade em exatas, achei matemática e física bem difíceis. O inglês também estava complicado, mas a gente vai desenrolando na hora.”

Já a estudante Bruna Machado, 17, prestou o vestibular pela primeira vez. Mesmo sem experiência anterior com a prova da Uece, ela afirmou já ter uma noção do formato do exame e que, agora, pretende se preparar para entrar no curso de Direito.

“Apesar de nunca ter feito a Uece antes, eu já tinha em mente o seu formato, e ela foi como eu imaginava: uma prova bastante conteudista. Fiz a prova para adquirir experiência e tentar novamente no próximo ano”, contou Bruna.

Sobre o vestibular da Uece

O vestibular da Uece ocorre duas vezes por ano e mantém o mesmo formato de provas, mas com algumas diferenças. A principal é a quantidade de vagas, já que o exame do segundo semestre oferece menos vagas pois alguns cursos só são ofertados anualmente.

Além disso, o vestibular de fim de ano reúne mais candidatos, por coincidir com a conclusão do ensino médio. Ambos seguem o modelo de prova objetiva na primeira fase e redação e provas específicas na segunda.

Segunda fase: redação e provas específicas

Os candidatos que se classificarem nesta primeira fase realizarão as provas da segunda fase nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Esta etapa consistirá em uma prova de redação, valendo 60 pontos, e três provas específicas, totalizando 60 questões, conforme o curso escolhido.

Perspectiva de professores

Para muitos professores da rede pública, o momento representa uma grande oportunidade para seus alunos. É o que diz a professora Maria Mendes, 26, formada pela própria Uece e atualmente docente de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI, no bairro Jardim América, em Fortaleza.

“Acredito que essa fase do vestibular vai muito além de vê-los fazendo apenas uma prova. Sabemos que é um momento crucial para o futuro deles e é essencial oferecer apoio emocional, lembrando que o valor de um aluno não está em uma nota. Eles são capazes de alcançar o que quiserem”, ressaltou.

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