O ex-prefeito de Tamboril, Pedro Calisto da Silva, 65, morreu em um grave acidente registrado por volta das 13 horas dessa quinta-feira, 13, na CE-187/ BR-404, próximo à entrada da localidade de Várzea Grande, em Crateús, a cerca de 318 km de Fortaleza. Ele deixa esposa e quatro filhos.
Depois da morte, golpistas tentaram aplicar golpes em familiares da vítima utilizando imagem da viúva pedindo ajuda para despesas fúnebres.
MPCE denuncia motorista que causou acidente e matou duas adolescentes em Paraipaba; ENTENDA
De acordo com a Prefeitura de Tamboril, Pedro Calisto conduzia sozinho uma caminhonete Hilux preta em direção a Crateús quando houve uma colisão frontal com um caminhão que transportava peixes e seguia no sentido oposto.
O condutor do caminhão ficou preso às ferragens, mas foi retirado com vida por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e encaminhado a um hospital da região. Outros dois ocupantes saíram ilesos.
Conforme nota da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas para a ocorrência.
Caso está sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Crateús.
Segundo nota dos Bombeiros, o procedimento exigiu uso de ferramentas hidráulicas, como tesoura, expansor e alargador, devido a forte deformação dos veículos.
A ação durou cerca de quatro horas e contou com apoio também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Pedro Calisto da Silva foi prefeito de Tamboril entre 2017 e 2020, sendo filiado ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Também exerceu três mandatos como vereador e presidiu a Câmara Municipal em duas ocasiões.
Atual prefeito da Cidade, Luiz Marcelo Mota Leite (PSB) decretou luto oficial de três dias. "Sua partida é uma grande perda para todos nós", escreveu em nota de pesar nas redes sociais.
Sindicato dos Servidores Municipais de Tamboril (SSMT) também lamentou óbito, destacando diálogo e contribuição para a categoria.
O POVO apurou que golpistas tentaram aplicar golpes em familiares da vítima utilizando imagem da viúva pedindo ajuda para despesas fúnebres. Sob nome de luto, o número 85 99641-9724 se apresentava como Zelia Rodrigues, esposa do ex-prefeito.
"Caso alguém pedisse Pix em nome dela, era fraude. Mas não é no número dela", informou Lucas Vasconcelos, 34, casado com sobrinha de Pedro.
Parentes alertam para que população não confie nessas mensagens.
A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia Regional de Crateús. (88) 3692-3308/3504
E-Denúncias: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br