Logo O POVO+
Crianças do Lar Amigos de Jesus vivem tarde de diversão com os policiais da PRF
Comentar
Farol

Crianças do Lar Amigos de Jesus vivem tarde de diversão com os policiais da PRF

Os pequenos foram escoltados como autoridades até o Centro de Eventos, onde participaram de atividades lúdicas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
AGENTE Samuel Bastos tendo o cabelo raspado (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal AGENTE Samuel Bastos tendo o cabelo raspado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na tarde dessa quarta-feira, 26, o encerramento da campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil”, no espaço Cidade Mais Infância, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A ação marcou o fim de um mês inteiro de mobilização voltada à arrecadação de doações para o Lar Amigos de Jesus, instituição que acolhe crianças e adolescentes durante o tratamento contra o câncer.

LEIA TAMBÉM | CãoTerapia: ação do Corpo de Bombeiros leva bem-estar a pacientes oncológicos

O evento iniciou por volta das 15 horas, com um dos momentos mais simbólicos: a escolta das crianças até o Centro de eventos pelos mesmos batedores da PRF que acompanham autoridades nacionais.

Segundo a irmã Conceição Dias, presidente do Lar Amigos de Jesus, o gesto representou um momento de diversão e reconhecimento para os pequenos. Ela explica que as crianças “vibravam de alegria” durante todo o trajeto.

“Foi aquela animação com as crianças cantando e rindo dentro das vans! Eles se sentiram como verdadeiras autoridades porque estavam parando o trânsito; e ainda diziam ‘parem carros, porque agora nós vamos passar’”, afirma.

Programação exclusiva

A coordenadora-geral da Cidade Mais Infância, Patrícia Rinaldi, explicou que este foi o segundo ano consecutivo em que o equipamento recebeu o encerramento da campanha. Cerca de 50 crianças participaram da tarde especial, todas acolhidas pelo Lar Amigos de Jesus.

“Hoje, a Cidade Mais Infância abriu exclusivamente para essas crianças. Elas estão em tratamento e, por isso, planejamos uma programação acolhedora, com atividades assistidas, espaços lúdicos e um espetáculo ao final”, disse.

 

Além das ações voltadas às crianças, a equipe pensou também nos cuidadores, que participaram de um momento voltado à autoestima, com salão de beleza e outras atividades.

Entre os pontos mais emocionantes da tarde, crianças que enfrentam a perda de cabelo provocada pelo tratamento realizaram a tradicional raspagem na cabeça de alguns policiais. O ato simbolizou apoio e empatia. O agente Samuel Bastos, da PRF, participou desse momento.

Segundo o superintendente da PRF no Ceará, Anthony Lima, a tradição já faz parte da campanha há anos. “Os policiais se voluntariam para mostrar que estão juntos com elas. É um gesto de esperança”, afirmou.

Lar Amigos de Jesus: 13 anos de parceria renovada

Para a Irmã Conceição Dias, a ação trouxe alegria e alívio às famílias. Ela destacou que as contribuições garantem alimentação diária — seis refeições — para as crianças e seus responsáveis, que vêm de municípios do interior e até de outros estados. "As doações ajudam muito, porque o lar vive inteiramente delas”, afirmou.

Famílias acolhidas pelo lar

Entre as mães acolhidas pelo Lar Amigos de Jesus, está a lavradora Inês Gomes, da Tejuçuoca, no interior do Ceará. Ela acompanha o filho David Simões, de 14 anos, transplantado de fígado. Para ela, o dia trouxe alívio em meio à rotina do tratamento.

“Isso aqui representa alegria. A casa de apoio é essencial para quem vem de fora. Aqui a gente encontra acolhimento.”

A dona de casa Ana Carla, do Maranhão, também compartilha do sentimento de gratidão. Ela acompanha o filho Hério dos Santos Silva, de 5 anos, que nasceu com cardiopatia congênita. O menino aguarda nova cirurgia em Fortaleza.

“É um momento que ajuda muito. A gente se sente mais forte”, disse.

Doações

O lar enfrenta desafios permanentes de manutenção, transporte, alimentação e até apoio psicossocial. De acordo com a irmã conceição, no momento, a instituição precisa com urgência de alimentos, ajuda financeira e voluntários para aulas de música para as crianças e a de dança (como zumba) para as mães.

As doações podem ser entregues diretamente na sede da instituição, localizada na rua Ildefonso Albano, 3052, no bairro Joaquim Távora, ou pela Chave Pix : 11.368.624/0001-82.

 

Confira mais fotos

 

 

O que você achou desse conteúdo?