Logo O POVO+
Mutirão oferta mais de mil atendimentos a pacientes do SUS
Comentar
Farol

Mutirão oferta mais de mil atendimentos a pacientes do SUS

Ministros Alexandre Padilha e Camilo Santana participaram da abertura do evento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Ação contempla os que já estão na fila de regulação aguardando atendimento, tanto no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) quanto na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac)  (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Ação contempla os que já estão na fila de regulação aguardando atendimento, tanto no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) quanto na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac)

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou neste sábado, 13, mutirão de procedimentos, oferecendo exames, consultas e cirurgias para pacientes que estavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação faz parte do "Dia E - Ebserh em Ação", da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o programa "Agora Tem Especialistas", do Ministério da Saúde, e contemplou também pacientes na fila da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac). 

"A maternidade ofertará uma série de procedimentos essenciais na área da saúde da mulher, como colposcopia, histeroscopia diagnóstica, inserção de DIU e implante subdérmico, além de mamografias, ultrassonografias e consultas em ginecologia. São ações que reforçam nossa missão de cuidado integral, qualificado e humanizado às mulheres em diferentes fases da vida", afirmou o gerente de Atenção à Saúde da Meac-UFC/Ebserh, Edson Lucena.

No lançamento do evento, estiveram presentes os ministros da Saúde e da Educação, Alexandre Padilha e Camilo Santana (PT), respectivamente. Representando o Ceará estavam o governador Elmano de Freitas (PT) e a secretária de saúde do Estado, Tânia Mara, além do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT).

Divididos em diversas especialidades, os pacientes começaram a chegar ao Hospital das Clínicas por volta das seis horas da manhã, após terem sido convocados no decorrer da semana. A previsão é que seriam realizados até 1.400 procedimentos durante o dia.

A Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, sob gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também aderiu ao mutirão, de acordo com o ministro Alexandre Padilha, que compareceu à coletiva de imprensa no Walter Cantídio.

Alexandre Padilha disse que era o "maior mutirão nacional da história do Sistema Único de Saúde" e detalhou sobre o programa do Governo Federal.

"Os governos estaduais e municipais têm sido grandes parceiros do programa, mas um fator importante na mobilização é que o Ministério da Saúde criou essa tabela diferenciada que paga até três vezes mais por uma cirurgia. É um estímulo para que as Santas Casas possam participar deste mutirão", destacou Padilha.

Após a coletiva, os representantes adentraram o Centro de Pesquisas e Ilhas do Hospital Universitário Walter Cantídio para uma visita, em que fizeram a entrega da placa do programa "Agora Tem Especialista". (Mariana Fernandes)

O que você achou desse conteúdo?