O segundo dia de Pré-Carnaval de Fortaleza, nesse sábado, 17, foi marcado por festas na Praia de Iracema e na Barra do Ceará. Com atrações diversas, festejos atraíram públicos de todas as idades e acenderam o espírito festivo na Capital, com foliões investindo em fantasias criativas, glitters e alegria.
A festividade na Praia de Iracema foi iniciada às 16 horas, com o cortejo das baterias de samba Unidos da Cachorra, Sambamor, Baqueta Clube de Ritmistas, Bonde Batuque e Camaleões do Vila.
Por volta das 18 horas foliões já se aglomeravam na festa. Havia aqueles que acompanharam de perto os grupos. Entre eles Joelmar Rodrigues, 43. Há quatro anos o garçom sai para brincar no festejo carregando bonecos gigantes. "É muita alegria ver as pessoas felizes, as crianças brincando com a gente. Eu me sinto um ator", conta.
Além da alegria dos foliões, as fantasias também ganharam destaque na avenida, junto a glitters e acessórios. Houve quem apostasse em vestimentas como de cangaceiros e freiras, e quem optasse por saias de tules ou tiaras com luzes.
No palco principal do Aterrinho, a programação teve apresentações do DJ Kaká de Paula, do grupo DTF, do Camaleões do Vila e do sambista Dudu Nobre.
Já no bairro Barra do Ceará a festividade aconteceu no Marco Zero, onde Fortaleza teve ínicio.
Durante coletiva de imprensa, Helena Barbosa, titular da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), destacou a proposta de descentralização do festejo. "É importante, pois estamos reafirmando nossa história, nossa memória, nosso patrimônio e nossa identidade cultural", disse.
Nesta edição os artistas convidados foram DJ Lolost, Pimenta Malagueta e Banda Eva.
Entre os brincantes, muitos moradores. Caso de Karliane Sales, 33, que foi junto dos familiares para o festejo, dentre eles quatro crianças, duas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). "É bom pra interação deles. Eles gostam de vim pra ficar participando", diz.
Atração mais esperada da noite, a Banda Eva subiu ao palco pouco depois das 21 horas, uma hora após o previsto. (Com Lilian Santos e Lara Vieira)