O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira, dia 26, benefícios e auxílios referentes ao mês de janeiro. No Ceará, mais de 1 milhão de aposentados têm direito ao benefício.
O Estado é a oitava unidade federativa com maior número de aposentadorias. No Brasil, são mais de 24,3 milhões, o que representa cerca de 11% da população total, conforme dados do INSS.
As aposentadorias representam mais da metade dos 40 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais pagos mensalmente. O impacto na economia nacional é estimado pela pasta em R$ 47,4 bilhões mensalmente.
As datas seguem o calendário de pagamento, divulgado no fim do ano passado. Para verificar a data de pagamento, o cidadão deve verificar o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador que aparece depois do traço.
Por exemplo, se o número do benefício for 0102-4, o dígito final a ser considerado é o 2.
Os pagamentos de até um salário mínimo começarão nesta segunda, 26 de janeiro, e estão previstos para terminarem no dia 6 de fevereiro. Os benefícios acima de um salário mínimo começarão a ser pagos no dia 2 de fevereiro e também estão previstos para encerrarem no dia 6.
Clique AQUI para conferir o calendário anual de pagamentos de 2026.
Para consultar o número do cartão do benefício, acesse o site ou aplicativo Meu INSS, e clique no serviço “extrato de pagamento”. Também é possível obter a informação pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
De acordo com o IBGE, o Brasil possui 213,4 milhões de habitantes, dos quais 34,1 milhões já superaram a marca dos 60 anos — um cenário demográfico que destaca o papel do Instituto na garantia de renda e dignidade para a parcela da sociedade que celebra, neste 24 de janeiro, o Dia do Aposentado.
Em comparação ao mesmo período de 2025, quando o sistema registrava 23,5 milhões de aposentadorias ativas, observa-se um crescimento superior a 800 mil novos benefícios em apenas um ano.