“Ele fez comentários extraordinariamente desrespeitosos em relação a minha esposa... É triste, sobretudo, para ele e os brasileiros. Tenho muito respeito e admiração pelo povo brasileiro, espero muito rapidamente que eles tenham um presidente que se comporte à sua altura”
EMMANUEL MACRON, presidente da França, reagindo a um comentário feito no Facebook pelo presidente Jair Bolsonaro, que no sábado endossou a postagem de um internauta que zombava da mulher de Macron, Brigitte, 24 anos mais velha que o chefe de Estado francês
“Vocês conseguem entender o nível disso? Imaginem o presidente de qualquer país sério fazendo algo assim. Sério, tenta imaginar. Que nojo, q patético”
FELIPE NETO, youtuber, sobre o comentário de Bolsonaro em relação à Brigitte Macron, mulher do presidente francês
“Não queiram levar para esse lado, que a questão pessoal e familiar eu não me meto. Se continuar pergunta nesse padrão, vai acabar a entrevista. Realmente o jornalismo, vocês não merecem a consideração”
JAIR BOLSONARO, presidente da República, encerrando entrevista coletiva, ao ser perguntado se pediria desculpas a Brigitte, após zombaria com a aparência da primeira-dama. Na noite da terça-feira, Bolsonaro apagou o comentário sobre a primeira-dama francesa
“Perdão. Perdão mil vezes”
PAULO COELHO, escritor, pedindo desculpas pelos insultos à primeira-dama da França
“Um chefe de Estado que não sabe o peso das palavras e se vale de brincadeiras para ofender o próximo não é digno do cargo. Ao injuriar Brigitte Macron, Bolsonaro injuriou todas as mulheres”
BETTY MILAN, escritora e psicanalista; em artigo na Folha de S. Paulo
“Apenas queria dizer duas palavras para os brasileiros e as brasileiras, em português: 'Muito obrigada!' Muito, muito obrigada a todos que me apoiaram”
BRIGITTE MACRON, primeira-dama da França, agradecendo o apoio que recebeu de brasileiros após ter sido alvo de um comentário ofensivo do presidente Jair Bolsonaro
“Para além de mim, é por todas as mulheres. Todas as mulheres se viram afetadas. As coisas estão mudando. Todo mundo deve estar consciente disso. Há coisas que não se pode mais dizer e coisas que não se pode mais fazer”
BRIGITTE MACRON, primeira-dama da França, agradecendo o apoio que recebeu de brasileiros após ter sido alvo de um comentário ofensivo do presidente Jair Bolsonaro
“Será que alguém ajuda alguém, a não ser uma pessoa pobre, né, sem retorno? Quem é que está de olho na Amazônia? O que eles querem lá?”
JAIR BOLSONARO, presidente da República, em pronunciamento a jornalistas ao deixar o Palácio da Alvorada, questionando as intenções que estariam por trás das anunciadas ajudas internacionais para combater incêndios na Amazônia , após o presidente da França, Emmanuel Macron , anunciar que os países do G7 darão ao menos 20 milhões de euros para combater as queimadas
“Para conversar ou aceitar qualquer coisa com a França, que seja com as melhores intenções possíveis, ele vai ter que retirar essas palavras. Primeiro retira, depois oferece, daí eu respondo”
JAIR BOLSONARO, presidente da República, anunciando que só aceitará a oferta de US$ 20 milhões dos países do G7 para ajudar no combate às queimadas na Amazônia se o presidente da França, Emmanuel Macron, voltar atrás em sua afirmação de que Bolsonaro mentiu para ele e desistir de discutir a internacionalização da floresta
“Quando ele (Macron) fala em defesa do ambiente aqui, está na verdade tentando criar um clima ruim para o Brasil e defender os produtores franceses”
MAURO MENDES (DEM), governador de Mato Grosso, em entrevista à Folha de S. Paulo
“Não podemos aceitar que Macron dispare ataques descabidos e gratuitos à Amazônia, nem que disfarce suas intenções atrás da ideia de uma ‘aliança’ dos países do G7 para ‘salvar’ a Amazônia, como se fôssemos uma colônia ou terra de ninguém”
JAIR BOLSONARO, presidente da República, na troca de farpas com o presidente francês Emmanuel Macron
“Um tesouro global está à mercê do presidente Jair Bolsonaro, o menor, o mais maçante e o mais insignificante dos líderes”
THE NEW YORK TIMES, em texto de primeira página da sua versão impressa da segunda, 26, com o título “Uma devastação da Amazônia em todo o Brasil”
“Ele está trabalhando duro nos incêndios na Amazônia e, em todos os aspectos, está fazendo um grande trabalho para o povo do Brasil – não é fácil. Ele e seu País têm o apoio total e completo dos EUA!”
DONALD TRUMP, presidente dos Estados Unidos, em post de apoio a Bolsonaro em sua conta de Twitter
“Essa posição colonialista do Macron, além de ser lamentável, tem um passado triste. 90% das colônias francesas vivem em situação lamentável”
GENERAL AUGUSTO HELENO, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), durante reunião do presidente Jair Bolsonaro com governadores da Amazônia Legal
“O índio não faz lobby, não fala a nossa língua e consegue hoje em dia ter 14% do território nacional. Uma das intenções é nos inviabilizar”
JAIR BOLSONARO, presidente da República, durante reunião com governadores da região da Amazônia Legal discutindo a demarcação de reservas indígenas
“Não podemos rasgar dinheiro... não é algo sensato na atual conjuntura. Não podemos dizer que ONGs são inimigas. Não será atacando ONGs que vamos salvar a Amazônia”
FLÁVIO DINO (PCdoB- MA), governador do Maranhão, ao contestar Jair Bolsonaro durante dos governadores da Amazônia com o presidente
“Aos poucos eles vão tentando girar a chave e pintar JB como um governante igual aos antecessores. Quando as pessoas forem hipnotizadas para ter este pensamento será o fim. Sairá o único PR eleito sem amarras... e entrará um bundão a servir este establishment”
EDUARDO BOLSONARO (PSL-RJ), deputado federal em suas redes sociais
“Que gente ordinária. Se achavam soberanos. E nós somos cúmplices. É altamente constrangedor para este tribunal. Gente tramando patifaria no submundo”
GILMAR MENDES, ministro do STF, sobre as mensagens divulgadas pelo The Intercept/UOL, nas quais os procuradores da Lava Jato ironizam, de forma cruel e desumana, a doença de dona Mariza, mulher de Lula e a morte do irmão e do neto do ex-presidente
“Errei. E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente Lula”
JERUSA VIECILI, procuradora da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, pedindo desculpas ao ex-presidente Lula, depois de revelados diálogos obtidos pelo Intercept, em que os integrantes da Lava Jato ironizaram a morte da mulher de Lula, Marisa Letícia, e os pedidos do ex-presidente para ir aos enterros de familiares que morreram. Ressaltou, porém, que não endossa todas as gravações reveladas
“Tratar seres humanos com tanto desprezo, como se não tivessem direito, no mínimo, ao respeito na hora da morte. Será que eles se consideram tão superiores que podem se colocar acima da humanidade, como se colocam acima da lei?”
LULA (PT), ex-presidente da República, sobre os diálogos dos procuradores
“A Lava Jato tem coisas que foram verdade e não deve ser totalmente anulada”
LULA (PT), ex-presidente da república, em entrevista à BBC News Brasil
“É mais honesto e coerente empresários buscarem financiamento no BNDES. É melhor do que buscar dinheiro no Queiroz Investimento”
ALEXANDRE FROTA (PSDB-SP), deputado federal, ironizando as críticas de Jair Bolsonaro ao governador paulista João Dória (PSDB) por ter utilizado financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para comprar um jatinho.
“Acho que a gente deveria ter forçado o pedido de desculpas e os militares deveriam ter admitido, para todo o País, os crimes e o terrorismo de Estado do período”
JOSÉ GENOINO (PT-SP), ex-deputado federal, em entrevista à Folha de S. Paulo, falando sobre os crimes cometidos pelos agentes do Estado na ditadura (1964-1985)
“O que não se pode admitir é a violência como prática ou resposta a ideias e opiniões diferentes. Só a tolerância e o respeito seguirão fortalecendo a história da cidade, do festival, reforçando e saudando o convívio de todos”
TRECHO DA NOTA OFICIAL divulgada pela organização do Festival de Gramado em repúdio às agressões sofridas por um grupo de artistas que se manifestou pelo cinema brasileiro e contra a censura
“A cafonice detesta a arte, pois não quer ter que entender nada. Odeia o diferente, pois não tem um pingo de originalidade em suas veias”
FERNANDA YOUNG, escritora, atriz e roteirista, em sua última coluna, publicada no O Globo na última segunda-feira, um dia depois de sua morte
“Só o bom gosto pode salvar este País”
FERNANDA YOUNG, escritora, atriz e roteirista, em sua última coluna, publicada no O Globo na última segunda-feira, um dia depois de sua morte
“Se qualquer pessoa me pergunta sobre o meu projeto mais importante, digo que é não enlouquecer. É manter a sanidade, a consciência, a minha dignidade, a minha luta, meu pensamento crítico, minha consciência, em última análise, como cidadão brasileiro e do mundo. Ou seja, não vamos nos curvar”
ROSEMBERG CARIRY, cineasta, em entrevista ao Vida & Arte
“Já passei por momentos bem piores na vida, o Brasil já passou momentos terríveis, isso vai passar. Não pode ficar é em casa pensando no que vai acontecer, está acontecendo. Vamos pra frente”
ELZA SOARES, cantora, que será a principal atração do Rock in Rio no palco Sunset no dia 29 de setembro
“Para cada ataque à cultura brasileira, vamos responder com mais ação na cultura do Ceará”
CAMILO SANTANA (PT), governador do Ceará, na abertura do Cine Ceará
“Os filmes brasileiros alcançam reconhecimento em toda parte, só aqui somos hostilizados”
FERNANDA MONTENEGRO, atriz, que está no elenco de A Vida Invisível, dirigido por Karim Aïnouz, escolhido para representar o Brasil na categoria de Melgor Filme Internacional no Oscar 2020
“O que estou priorizando na minha vida agora é fazer um filme que eu tenha liberdade para contar as histórias que eu quero. E as histórias que eu quero contar são histórias que têm que fazer diferença para o mundo”
KARIM AÏNOUZ, cineasta cearense que disputa uma indicação ao Oscar com o filme A Vida Invisível, em entrevista ao O POVO
“Não quero ser a estrela do nosso cinema, mas que o nosso cinema seja a estrela na qual trabalho”
SÔNIA BRAGA, atriz, protagonista de Bacurau, premiado em Cannes, em entrevista à Vogue