Logo O POVO+
Morre Humberto Bezerra, ex-vice-governador do Ceará
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Morre Humberto Bezerra, ex-vice-governador do Ceará

| Perda | Coronel da reserva do Exército, Humberto era irmão gêmeo do ex-governador Adauto Bezerra, sócio do antigo BICBanco e ex-prefeito de Juazeiro
Humberto Bezerra esteve hospitalizado para uma cirurgia (Foto: Arquivo)
Foto: Arquivo Humberto Bezerra esteve hospitalizado para uma cirurgia

Morreu na noite do último sábado, 28, em Fortaleza, o ex-vice-governador do Ceará, Humberto Bezerra, aos 93 anos. Empresário e irmão gêmeo do ex-governador Adauto Bezerra, ele recentemente esteve hospitalizado para uma cirurgia. A causa da morte não foi confirmada pela família até o fechamento desta página.

Humberto era Coronel da reserva do Exército brasileiro e sua trajetória política registra passagens por cargos importantes como os de prefeito de Juazeiro do Norte (1963-1966), deputado federal, em duas ocasiões (1966 e 1975), vice-governador na gestão de César Cals (1971-1974) e posteriormente secretário municipal de Fortaleza. No período em que foi vice-governador, somando momentos em que precisou comandar o Executivo estadual interinamente, Humberto Bezerra chegou a chefiar o Estado por mais de 200 dias.

A família Bezerra tem raízes na cidade de Juazeiro do Norte e foi lá que Humberto e os irmãos Adauto e Orlando, iniciaram suas trajetórias na vida pública. Na segunda vez em que foi eleito deputado federal, Humberto obteve cerca de 75 mil votos. Entretanto, renunciou para assumir a Secretaria Estadual para Assuntos Municipais do Ceará, criada pelo irmão, para coordenar relações políticas do governo com as prefeituras. O atual prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), é sobrinho de Humberto Bezerra.

Humberto também teve papel e trajetória importante no ramo empresarial. Juntamente com o irmão Adauto, foi sócio-proprietário do Banco Industrial e Comercial (BICBanco), posteriormente vendido para o China Construction Bank (CCB), então segundo maior banco comercial da China.

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?