Um slogan que transcende a o marketing e a publicidade e que se perpetua no inconsciente do cearense por gerações. “Onde um pneu é um pneu”, da empresa Gerardo Bastos S/A, é um dos cases mais emblemáticos da publicidade no País. Feito para resumir a empresa numa frase e reforçar seu posicionamento, a ferramenta publicitária da companhia se mantém atual, especialmente, pela sonoridade.
“Esse slogan está tão vivo ainda hoje porque tem sonoridade e caiu no gosto popular. Quando pega, pega. O problema é que, mesmo sendo um slogan que não retrata mais o posicionamento da empresa, fica difícil mudá-lo. Ficou tão conhecido que, mesmo se tivesse outro slogan, esse nunca seria esquecido”, destaca Sérgio Aragão, professor do MBA do Marketing da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Para se ter ideia da identificação do cearense com a frase, o falecimento do empresário Gerardo Gusmão Bastos, na última segunda-feira, 2, ocasionou comoção nas redes sociais entre os internautas e o slogan também foi relembrado como forma de homenageá-lo.
“Fiquei impressionado com as declarações das pessoas. Muitas citavam o conceito da empresa. Seu alcance foi além dos meios de comunicação e da publicidade no Estado. Talvez alguns nem fossem clientes”, afirma Duda Brígido, sócio-diretor da EBM Quintto Comunicação. Ele explica que seu avô e pai prestaram serviços a Gerardo Bastos. No total, foram 40 anos dedicados à família.
Duda cita que há 20 anos sugeriu a mudança do tradicional slogan. “Quando fizemos um estudo da marca para modernizá-la, a logo foi aprovada sem impedimentos pelo senhor Gerardo. Já o conceito, ele disse que ninguém mexia”, lembra.
“Criação do próprio Gerardo Bastos, a frase exemplifica a simplicidade e dedicação com os quais ele sempre trabalhou e liderou o seu negócio. Por todo o tempo que trabalhamos e crescemos juntos no mercado, tivemos a oportunidade de oferecer serviços de qualidade para o exigente público do Ceará”, disse Marco Maria Tronchetti, diretor de Comunicação, Projetos Especiais e Transformação Digital da Pirelli para a América Latina. A multinacional é parceria da Gerardo Bastos há 50 anos no Ceará.