A forma de consumir conteúdo mudou. Influenciadas pela tecnologia, as características da audiência se adaptam em busca da comodidade de ter a informação na hora do clique. Podcasts e Netflix são exemplos da análise feita pelo empresário do mercado de comunicação, Guga Mafra, que esteve em Fortaleza, ontem, em palestra durante evento de comemoração dos 10 anos da Caramelo Comunicação.
Também fundador de negócio inédito no País, a produtora e network do YouTube, com canais, como Casal Sem Vergonha e Papo de Homem, além de podcaster, Mafra diz que a relação com a internet mudou muito nos últimos anos e a das empresas de comunicação teve de evoluir, acompanhando o público. Desafios como fake news e criação de bolhas geradas pela polarização política atual são inerentes.
O consumo de informação se transformou. "A informação agora trafega pelos dados da internet, sob demanda, sendo possível ouvir e ver a qualquer momento. Aí são inseridos os podcasts e o Netflix, por exemplo. Isso, de fato, causa uma mudança tecnológica, mas também revela uma troca de costume do público", analisa.
Diretor da Caramelo Comunicação, Paulo Jr. Pinheiro, diz que a escolha da figura para palestrar seguiu a característica da agência, a "inquietude". Na sua visão, na comunicação corporativa, é preciso dialogar com veículos de comunicação tradicionais como também os advindos das tecnologias da informação da comunicação de forma eficiente. "Investir em inteligência para que o resultado seja o mais assertivo para os clientes mesmo em momento de verbas mais enxutas", acrescenta Paulo.
Para isso, ele entende ser necessário buscar as soluções mais atuais no mercado. "O trabalho da comunicação corporativa é entender o comportamento dos novos consumidores, desenvolvendo um braço de inteligência digital porque entendemos que não é possível se distanciar das soluções oferecidas pela internet", afirma o diretor.