Logo O POVO+
Seminário Empreender chega a Fortaleza para impulsionar novos negócios
Mercado

Seminário Empreender chega a Fortaleza para impulsionar novos negócios

A 13ª edição do Seminário Empreender começa hoje no Centro de Negócios do Sebrae Ceará, em Fortaleza, com palestras e oficinas de capacitação para micros e pequenos empreendedores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ENTRE OS PALESTRANTES deste ano, está o presidente e diretor-executivo do The Monroe Institute, dos Estados Unidos, Scott Taylor (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação ENTRE OS PALESTRANTES deste ano, está o presidente e diretor-executivo do The Monroe Institute, dos Estados Unidos, Scott Taylor

Visão de mercado global, mas com potencial de transformação da comunidade local. Este é o foco da 13ª edição do Seminário Empreender que começa hoje no Centro de Negócios do Sebrae Ceará, em Fortaleza. O evento, que já tem mais de 2,2 mil inscritos, traz palestras e oficinas de capacitação para micros e pequenos empreendedores que já estão no mercado ou pretendem começar um novo negócio.

Dentre os palestrantes deste ano, está o presidente e diretor-executivo do The Monroe Institute, dos Estados Unidos, Scott Taylor. Eles traz a experiência dos micros e pequenos negócios em outros países e explica como muitas empresas já nascem mirando o comércio internacional.

Coordenador do evento, o jornalista Nazareno Albuquerque, diz que esta visão é importante porque o mercado exige um olhar mais amplo dos negócios. "No Brasil, ainda não é tão comum a internacionalização de micros e pequenas empresas, mas em outros países, sim. E, para fazer isso de forma sólida, é importante o conhecimento, se organizar para pensar grande e saber como inovar nesta direção".

O evento também traz pela primeira vez a temática da agricultura familiar e como ela tem potencial de impulsionar o desenvolvimento regional. Os participantes vão poder conhecer, por exemplo, a experiência do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel). A iniciativa já capacitou mais de 2 mil jovens no interior do Ceará e fomentou cerca de 250 novos empreendimentos.

"A gente está falando de uma geração inteira de jovens que, na maioria das vezes, têm escolaridade maior que a de seus pais, e um enorme potencial de transformar a realidade do Semiárido. Seja trazendo novas tecnologias, saberes, aumentando a produtividade, a rentabilidade e, o mais importante, fomentando o desenvolvimento sustentável", explica o diretor da Adel, Gláucio Gomes.

As mudanças na legislação, as oportunidades previstas no programa Fortaleza Competitiva, os caminhos trilhados pelo segmento fashion, o desenvolvimento de novas competências e um passo a passo para se consolidar no ambiente de negócios também constam na programação.

Nas oficinas, dentre os temas abordados, está a gestão de restaurantes populares e orientações técnicas para a montagem de um serviço de quentinhas, pela consultora de gastronomia do Senac Ceará, Vanessa Santos.

Ela explica que erros de gestão estão entre as principais causas de morte das empresas. "No Brasil, de cada 100 negócios na área de gastronomia, 70 fecham antes de um ano porque as pessoas não se preocuparam com isso".

Também está previsto um desfile de moda criativa do Centro Fashion e feira de produtos orgânicos.

Serviço

Seminário Empreender 2019

Quando: 18/10/19 e 19/10/19

Horário: Das 8h30 às 18h (sexta-feira) e das 9h às 11h30 (sábado)

Onde: Centro de Negócios do Sebrae Ceará (av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema)

 

SEMINÁRIO EMPREENDER

DIA 18/10

08h30min - Abertura solene

8h40min

Palestra: A Experiência Vitoriosa do Centro Fashion na Produção e Comercialização de Moda pelos Pequenos Negócios.

Convidados: André Pontes e Francisco Philomeno Neto (Empreendedores)

Moderadora: Valéria Xavier (coordenadora executiva de projetos especiais do

Grupo O POVO)

DESFILE DE MODA CRIATIVA DO CENTRO FASHION

08h50min

Painel I - Tema: A Agricultura Familiar na Formação da Renda e do Desenvolvimento Local. Experiências de Alto Impacto.

Convidados: Maria Odete Alves (Banco do Nordeste); Glaucio Gomes (ADEL - Agência de Desenvolvimento Econômico Local); Priscilla Veras e Andréa Cardoso (Muda Meu Mundo) e Cel. Sérgio Gomes (Projeto Hortas Sociais)

Moderador: Jornalista Nazareno Albuquerque

09h40min

Palestra: O Fator X Nos Negócios. Vantagem Competitiva.

Convidado: Rogério Magalhães

10h20min

Painel II - Tema: O Novo Ambiente de Negócios no Brasil; Formalização: Vantagens e Desvantagens.

Convidados: Antônio Elgma (Sebrae) e Cláudia Dias (CRC-CE)

Moderação: Dalvani Mota (Presidente da Femicro)

11h20min

Palestra: Fortaleza Competitiva. Ações e Políticas para o Desenvolvimento do Empreendedorismo com Foco nos Pequenos Negócios.

Convidado: Roberto Cláudio (Prefeito de Fortaleza)

13h40min

Palestra Magna (Tradução Simultânea)

Gestão dos Micro e Pequenos Negócios com visão de Mercado; Desenvolvendo Competências; O Novo Empreendedor; Ferramentas para Trabalhar com Clientes e Fornecedores; 18 Lições para a Gestão de Pequenos Negócios, segundo modelos aplicados nos EUA.

Convidado: Prof. Scott Taylor, President and Executive Director of The Monroe Institute, EUA, and Professor South Central College - Small Business Management.

Comentários: Rogério Magalhães

16H45min

Palestra de Encerramento: Meu Bairro Empreendedor: Desenvolvendo Mentalidade Empreendedora em Comunidades de Fortaleza; Impactos Sociais

Convidado: Mosiah Torgan (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza)

DIA 19/10

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO

Para inscritos e participantes do Seminário Empreender

09h

OFICINA 1 - Vendas pela Internet: Instagram, Facebook e WhatsApp

Convidado: Cláudio Veras (Faculdade CDL)

09h

OFICINA 2 - Design Thinking: Como Desenvolver Novas Ideias para o seu negócio

v Felipe Melo (Sebrae)

09h

OFICINA 3 - Práticas de Gestão do Caixa na Micro e Pequenas Empresas

Convidado: Randal Mesquita (Faculdade CDL)

10h30min

OFICINA 4 - Agricultura Familiar e Agricultura Urbana: Como Desenvolver Pequenas Hortas Domésticas/Comunitárias

Convidado: Jair Soares e Edvan Florêncio (Inec)

10h30min

OFICINA 5 - Gestão de Restaurantes Populares; Orientações Técnicas para a Montagem de um Serviço de Quentinhas

Convidado: Vanessa Santos (Senac)

 

O que você achou desse conteúdo?