Logo O POVO+
Nordeste terá rede de investidores sociais com iniciativas de impacto na vida da população
Mercado

Nordeste terá rede de investidores sociais com iniciativas de impacto na vida da população

Esta é a quarta Rede de Investidores Sociais regionais com o selo do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) no País. No Nordeste, o projeto é encabeçado pela Fundação Demócrito Rocha e Instituto Diageo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
AS DETENTAS que participam do programa da Diageo recebem renda (Foto: Tatiana Fortes)
Foto: Tatiana Fortes AS DETENTAS que participam do programa da Diageo recebem renda

Mapear e conectar empresas que possuem iniciativas de impacto social espalhadas pelo Nordeste para assim consolidar e amplificar seus resultados. Esta é a proposta da Rede de Investidores Sociais do Nordeste (RIS Nordeste) que será lançada no próximo dia 22 de novembro, no Espaço O POVO de Cultura & Arte.

Esta é a quarta rede de investidores sociais regionais com o selo do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), associação que reúne investidores sociais no Brasil. No Nordeste, o projeto é encabeçado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Instituto Diageo.

O diretor da FDR, Marcos Tardin, explica que o encontro será fundamental para a troca de experiências não apenas entre as empresas ou institutos que já são associadas do Gife, mas também por outras que atuam de forma independente, ou mesmo por quem tem interesse em agregar este valor ao seu negócio, mas não sabe como ou por onde começar.

E também para avançar nas discussões sobre a aceleração deste tipo de instituição, o fomento dos investimentos sociais no Brasil e em questões como diversidade e equidade. "No Nordeste, esta discussão sobre investimento social privado ainda é um pouco incipiente e precisamos caminhar com mais força para contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento social do País".

Dados do último censo Gife, uma das principais pesquisas sobre investimento social privado no Brasil, mostram que, em 2016, mais de R$ 2,9 bilhões foram investidos por empresas privadas em projetos de transformação social. E, embora ainda haja uma grande concentração na região Sudeste, há uma tendência de descentralização. Naquele ano, o Ceará respondeu por 19% dos projetos.

Para a coordenadora de relações institucionais do Gife, Camila Aloi, a RIS Nordeste é uma oportunidade de trazer um olhar mais atento para as especificidades de cada região.

"Existe uma importância enorme de regionalizar este debate porque nem sempre os desafios são os mesmos. Com as rede regionais podemos ter uma conversa mais próxima com os agentes locais, somar forças para a construção de uma sociedade mais cidadã".

E há muito a ser feito. Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram, por exemplo, que o Brasil, em 2018, bateu recorde de pessoas vivendo em condições de miséria. São mais de 13,5 milhões de brasileiros.

Darline Olveira, coordenadora de relações corporativas do Instituto Diageo, entidade sem fins lucrativos ligado à multinacional Diageo, dona das marcas de bebidas Johnnie Walker, Smirnoff e Ypióca, explica que atuar de maneira mais consistente em projetos que provoquem de fato transformação social tem extremo valor não somente do ponto de vista da reputação da empresa, mas também em como ela se relaciona com a comunidade e com a sociedade.

No Ceará, dentre outras iniciativas tocadas pelo Instituto está o programa "Tecendo o Futuro", que capacita internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz. No local, foi montada uma unidade de montagem das embalagens de bebidas feitas com a palha da carnaúba.

Serviço

Lançamento da RIS Nordeste

Data: 22 de novembro

Horário: 8h30min às 12 horas

Local: Espaço O POVO de Cultura e Arte | Av. Aguanambi, 282 - Bairro Joaquim Távora, Fortaleza - CE

 

O que você achou desse conteúdo?