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Brasil se torna o maior mercado da Heineken
Mercado

Brasil se torna o maior mercado da Heineken

Hoje o Brasil lidera as vendas da marca no mundo. A construção do nome da cerveja no mercado foi fundamental para o resultado
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Tipo Notícia
A cerveja Heineken teve crescimento de 30% em receita no ano de 2022 (Foto: Mateus Dantas, em 20/11/2018)
Foto: Mateus Dantas, em 20/11/2018 A cerveja Heineken teve crescimento de 30% em receita no ano de 2022

Se, durante jantar romântico, você recebesse ingressos para assistir a final de um campeonato esportivo em Milão, na Itália, mas, para isso, tivesse de propor para sua namorada viajar para não acompanhá-lo, o que faria? Os três homens que receberam essa proposta em uma ação da cerveja Heineken escolheram enganar as companheiras. Da arquibancada, assistiram um vídeo das mulheres que supostamente estariam relaxando num spa, jogando os roupões ao chão para torcer no estádio. A peça é finalizada com o questionamento: já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?

Isso foi em 2016. De lá para cá, a empresa holandesa conseguiu conquistar o mercado brasileiro, que hoje lidera as vendas da marca. A empresa divulgou um crescimento de 4,1% no volume de distribuições globais no 4º trimestre. Nos últimos três meses do ano, a alta chegou a 12%. O que fez uma marca de fora chegar com tanta força aqui? São muitos os fatores que contribuem para o sucesso, mas, sem dúvida, uma construção sólida da marca é fundamental.

A professora do Curso de Publicidade da Universidade Federal do Ceará, Soraya Madeira da Silva, 
explica que, antes mesmo do feminismo vir à pauta, o mercado despertou para o consumo feminino. As propagandas foram deixando de objetificar a figura da mulher, para colocá-la como alvo de público consumidor.

"É algo que ocorre semelhante com o pink money (dinheiro rosa). Eles entenderam que os consumidores LGBT têm poder de consumo", avalia. As cenas dos comerciais deixaram de ser uma mulher quase desnuda carregando uma bandeja com cerveja para momentos de celebração entre amigos, incluindo-as.

Outro ponto, explica, é que mesmo a não sendo brasileira, a marca conseguiu detectar o consumo dos brasileiros. "Um exemplo é ter incorporado a garrafa de 600 ml, porque observaram que, no Brasil, as pessoas compartilham a bebida. Em outras regiões eles não têm esse tamanho", aponta. Essa capacidade de adequação ao mercado local, e absorção das mudanças de comportamento de consumo e sociais são peças chaves para um empreendimento se posicionar.

 

Lucro

A Heineken é considerada a segunda maior cervejaria do mundo e prevê aumento do seu lucro neste ano.

 

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