Diante do clima de tensão gerado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), grandes marcas com atuação no Brasil têm investido em ações para conscientizar seus clientes e estimular práticas mais seguras aos consumidores, como ficar em casa e evitar o contato entre pessoas. Doações, internet adicional, frete grátis para produtos essenciais e até mudança na logo são algumas medidas adotadas pelas empresas até o momento, o que tem causado uma repercussão positiva entre o público, principalmente nas redes sociais.
Conforme a publicitária e empresária Eliziane Colares, o momento de união e conscientização imposto pelo Covid-19 exige das marcas um posicionamento solidária e "sem oportunismo", como forma de demonstrar sensibilidade aos seus consumidores. "São ações que dão humanidade à marca, mostrando que elas não estão preocupadas apenas com o lucro. Esses investimentos ficam na memória afetiva do público", destaca.
Gigantes do ramo de alimentação e bebidas, Burger King e Ambev já anunciaram que farão doações significativas para ajudar no combate ao coronavírus no Brasil. A rede de restaurantes americana, por exemplo, informou que vai doar parte da receita líquida de todo sanduíche vendido para o Sistema Único de Saúde (SUS) até o fim de março, num aporte de recursos que deve superar R$ 1 milhão.
Já a cervejaria brasileira anunciou que vai transformar o álcool de suas fábricas em álcool em gel envasado e doar 500 mil unidades para hospitais públicos das cidades mais atingidas pelo Covid-19. "Esta foi uma das formas que encontramos de ajudar neste momento onde toda solidariedade faz diferença", destacou a empresa.
Outra marca que surpreendeu em seu posicionamento diante da pandemia foi o Mercado Livre, que substituiu sua logo, que trazia o tradicional aperto de mãos, por um toque de cotovelos. "De mãos dadas ou não, até que o melhor chegue", diz a campanha. A empresa também decidiu abrir mão de suas comissões em negociações envolvendo produtos de primeira necessidade, o que impactará em 690 mil itens. Fora do Brasil, grandes marcas como Hershey's e KFC também retiraram do ar campanhas que mostravam pessoas se abraçando ou apertando as mãos, como forma de desestimular o contato entre pessoas neste momento.
Com o intuito de incentivar a permanência dos consumidores em suas residências, possibilitando que os mesmos entrem em contato com amigos e familiares de uma forma mais segura, as operadoras de telefonia TIM, Claro e Vivo também decidiram disponibilizar bônus diários de internet para seus clientes, além de navegação ilimitada e gratuita no aplicativo Coronavírus - SUS, que traz informações oficiais sobre a doença. Já a Oi, através da Oi TV, liberou gratuitamente o sinal de diversos canais para que as pessoas tenham mais opções de entretenimento em suas casas, medida também adotada por Claro/NET, SKY e Vivo TV.
Para quem quiser trocar o entretenimento por estudo durante a "quarentena" do coronavírus, a FGV disponibilizou 55 cursos online gratuitos em seu site. "É uma excelente forma de dar um 'up' no currículo e gerar horas complementares na faculdade", diz a Fundação. Plataforma de ensino à distância, a Udemy também tornou gratuitos 40 cursos da área de programação e tecnologia que antes eram pagos.
Quem também pensou em reduzir a necessidade de as pessoas saírem às ruas foi a gigante do varejo Magazine Luiza, que iniciou campanha, por tempo indeterminado, de frete grátis para todos os itens relacionados à prevenção ao coronavírus, como álcool em gel e máscaras, independentemente do valor da compra. A medida, segundo a empresa, é válida para todo o território nacional. "A ação tem intenção de ajudar no combate ao vírus e dar acesso ao consumo a quem não pode sair de casa", reforça a companhia.
Confira algumas medidas
Bônus de internet móvel e navegação ilimitada no app Coronavírus - SUS (TIM, Claro e Vivo)
Sinal aberto de diversos canais pagos na TV por assinatura (Oi TV, SKY, Claro/NET e Vivo TV)
Doações em dinheiro/produtos para ajudar no combate ao Covid-19 (Burger King e Ambev)
Mudança na logo e retirada de comissões para produtos essenciais (Mercado Livre)
Frete grátis para itens como álcool em gel e máscaras, independente do valor (Magazine Luiza)
Disponibilização de cursos online gratuitos (FGV e Udemy)
Retiradas de campanhas do ar para desestimular o contato entre pessoas (Hershey's e KFC)