Logo O POVO+
Coronavírus e o posicionamento das empresas
Mercado

Coronavírus e o posicionamento das empresas

| SOLIDARIEDADE | Doações, internet adicional, frete grátis para produtos essenciais e até mudança na logo são algumas medidas adotadas pelas empresas até o momento, o que tem causado uma repercussão positiva entre o público
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MERCADO LIVRE substituiu sua logo, que trazia o tradicional aperto de mãos, por um toque de cotovelos (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação MERCADO LIVRE substituiu sua logo, que trazia o tradicional aperto de mãos, por um toque de cotovelos

Diante do clima de tensão gerado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), grandes marcas com atuação no Brasil têm investido em ações para conscientizar seus clientes e estimular práticas mais seguras aos consumidores, como ficar em casa e evitar o contato entre pessoas. Doações, internet adicional, frete grátis para produtos essenciais e até mudança na logo são algumas medidas adotadas pelas empresas até o momento, o que tem causado uma repercussão positiva entre o público, principalmente nas redes sociais.

Conforme a publicitária e empresária Eliziane Colares, o momento de união e conscientização imposto pelo Covid-19 exige das marcas um posicionamento solidária e "sem oportunismo", como forma de demonstrar sensibilidade aos seus consumidores. "São ações que dão humanidade à marca, mostrando que elas não estão preocupadas apenas com o lucro. Esses investimentos ficam na memória afetiva do público", destaca.

Gigantes do ramo de alimentação e bebidas, Burger King e Ambev já anunciaram que farão doações significativas para ajudar no combate ao coronavírus no Brasil. A rede de restaurantes americana, por exemplo, informou que vai doar parte da receita líquida de todo sanduíche vendido para o Sistema Único de Saúde (SUS) até o fim de março, num aporte de recursos que deve superar R$ 1 milhão.

Já a cervejaria brasileira anunciou que vai transformar o álcool de suas fábricas em álcool em gel envasado e doar 500 mil unidades para hospitais públicos das cidades mais atingidas pelo Covid-19. "Esta foi uma das formas que encontramos de ajudar neste momento onde toda solidariedade faz diferença", destacou a empresa.

Outra marca que surpreendeu em seu posicionamento diante da pandemia foi o Mercado Livre, que substituiu sua logo, que trazia o tradicional aperto de mãos, por um toque de cotovelos. "De mãos dadas ou não, até que o melhor chegue", diz a campanha. A empresa também decidiu abrir mão de suas comissões em negociações envolvendo produtos de primeira necessidade, o que impactará em 690 mil itens. Fora do Brasil, grandes marcas como Hershey's e KFC também retiraram do ar campanhas que mostravam pessoas se abraçando ou apertando as mãos, como forma de desestimular o contato entre pessoas neste momento.

Com o intuito de incentivar a permanência dos consumidores em suas residências, possibilitando que os mesmos entrem em contato com amigos e familiares de uma forma mais segura, as operadoras de telefonia TIM, Claro e Vivo também decidiram disponibilizar bônus diários de internet para seus clientes, além de navegação ilimitada e gratuita no aplicativo Coronavírus - SUS, que traz informações oficiais sobre a doença. Já a Oi, através da Oi TV, liberou gratuitamente o sinal de diversos canais para que as pessoas tenham mais opções de entretenimento em suas casas, medida também adotada por Claro/NET, SKY e Vivo TV.

Para quem quiser trocar o entretenimento por estudo durante a "quarentena" do coronavírus, a FGV disponibilizou 55 cursos online gratuitos em seu site. "É uma excelente forma de dar um 'up' no currículo e gerar horas complementares na faculdade", diz a Fundação. Plataforma de ensino à distância, a Udemy também tornou gratuitos 40 cursos da área de programação e tecnologia que antes eram pagos.

Quem também pensou em reduzir a necessidade de as pessoas saírem às ruas foi a gigante do varejo Magazine Luiza, que iniciou campanha, por tempo indeterminado, de frete grátis para todos os itens relacionados à prevenção ao coronavírus, como álcool em gel e máscaras, independentemente do valor da compra. A medida, segundo a empresa, é válida para todo o território nacional. "A ação tem intenção de ajudar no combate ao vírus e dar acesso ao consumo a quem não pode sair de casa", reforça a companhia.

 

Confira algumas medidas

Bônus de internet móvel e navegação ilimitada no app Coronavírus - SUS (TIM, Claro e Vivo)

Sinal aberto de diversos canais pagos na TV por assinatura (Oi TV, SKY, Claro/NET e Vivo TV)

Doações em dinheiro/produtos para ajudar no combate ao Covid-19 (Burger King e Ambev)

Mudança na logo e retirada de comissões para produtos essenciais (Mercado Livre)

Frete grátis para itens como álcool em gel e máscaras, independente do valor (Magazine Luiza)

Disponibilização de cursos online gratuitos (FGV e Udemy)

Retiradas de campanhas do ar para desestimular o contato entre pessoas (Hershey's e KFC)

O que você achou desse conteúdo?