Outro foco da pesquisa Inside Radio 2020, da Kantar Ibope Media, diz respeito à publicidade. No primeiro semestre deste ano, o rádio apresentou um total de mais de 5,2 mil anunciantes, distribuídos em mais de 6,2 mil marcas. Desses, 2,7 mil anunciantes são exclusivos, veiculando publicidade somente no meio.
O estudo mostra também que, no primeiro semestre deste ano, foram 2,2 mil novos anunciantes. Ou seja, que não haviam feito publicidade em rádio no 1ª semestre de 2019. Para novas marcas, esse número chega a 2.924.
"As marcas encontram no rádio uma grande vocação para se destacarem, já que o meio se reinventa junto com a população brasileira, sendo um grande companheiro no dia a dia", avalia o diretor comercial da Kantar Ibope Media na região Nordeste, Arthur Bernardo Neto.
Ele destaca que hoje é mais importante levar a conversa para o meio digital. "A transmissão ao vivo da programação nas redes sociais é um grande diferencial para engajar cada vez mais uma diversidade maior de público".
Dentre os diferentes setores que anunciam no meio, destacam-se: serviços ao consumidor (30,5%), comércio (27,9%) e financeiro e securitário (9,3%) que, juntos, concentram mais de 2/3 do investimento (68%). Por categoria de anunciantes nas praças monitoradas, puxam a lista os super, hipermercados e atacadistas (10,8%), ensino escolar e universitário (7,2%), e serviços de saúde (6%).