MercadoPago, plataforma de soluções financeiras digitais do Mercado Livre, registrou 7 milhões de novos clientes em 2020 e se tornou exemplo da expansão do setor de transações financeiras online. O fluxo intenso de novos consumidores do serviço teve como principal motivo, assim como visto em outras empresas, o ingresso na plataforma para movimentar o auxílio emergencial.
A oferta de crédito pessoal com pouca burocracia tem sido parte da estratégia da empresa para tentar fixar a clientela, conforme detalhou o gerente nacional da MercadoPago, Túlio Oliveira. Em entrevista coletiva ontem, 28, ele afirmou que a empresa possui 10 milhões de vendedores ativos, isto é, usuários que mantêm um fluxo de troca financeira com outros usuários rotineiramente.
Um dos objetivos para 2021, conforme anunciou Túlio, é implementar em diversos setores o gerenciamento de pagamentos via Pix em grandes empresas, sendo a C&A e o Burguer King as primeiras a terem aceito a parceria, ainda sem data para começar.
Com o contexto favorável, o saldo da empresa foi um aumento de 204,3% nas ações de pagamento por meios digitais. A movimentação financeira registrada em 2020 foi equivalente ao montante de R$ 14,5 bilhões em transações financeiras diretas entre clientes da plataforma.
Túlio garante que o foco não é apenas monetário, mas sim "possibilitar transformações sociais com o empoderamento financeiro que a empresa se propõe a oferecer aos associados, por meio de seus serviços econômicos".
O gerente ainda reconhece um acirramento da concorrência, mas frisa estar confiante para 2021, encarando como um ano de consolidação das plataformas de pagamento digitais.