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Pesquisas ajudam marcas a entender novos hábitos de consumo
Mercado

Pesquisas ajudam marcas a entender novos hábitos de consumo

|NA PANDEMIA| Além dos consumidores e do mercado, de um modo geral, a própria forma de se pesquisar precisou passar por adaptações
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Regina Timbó, diretora 
da Cuali Pesquisas (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Regina Timbó, diretora da Cuali Pesquisas

Pesquisar é a ordem do dia para quem quer manter, recuperar ou mesmo ampliar a percepção positiva de uma marca, no cenário em que a pandemia de Covid-19 alterou de uma hora para outra a forma das pessoas consumirem.

O grande crescimento nas vendas online registrado em 2020 no País (estimado em 41%, segundo pesquisa Ebit/Nielsen), decorrente de medidas preventivas contra o novo coronavírus, tais como o isolamento social, fez com que, por um lado, as marcas buscassem se fazer mais presentes no mundo virtual e, por outro, tivessem muitas dúvidas sobre como fazer isso sem correr tantos riscos.

Nesse sentido, saber o que o público está pensando nunca se fez tão importante. De acordo com a diretora da Cuali Pesquisas, Regina Timbó, o que as marcas mais têm buscado conhecer é: "como o consumidor está adaptando seus hábitos de compra e de vida". Ela acrescenta que as pesquisas também têm sido utilizadas para planejar "como ir ao encontro do consumidor" e escolher "quais tipos de conteúdo, plataformas e engajamentos são necessários para continuar apresentando seus produtos e se posicionar como uma empresa responsável com o contexto da pandemia".

Regina Timbó destaca também que o próprio modo de fazer pesquisa precisou ser alterado, nesse contexto. "As metodologias online ganharam evidência com a pandemia, realizamos entrevistas individuais e em grupo de forma remota. Tivemos que realizar adaptações na condução e cuidados com o recrutamento dos consumidores. O importante é que as informações continuam sendo coletadas de forma profunda e levando insights para as marcas/empresas. As pesquisas telefônicas se intensificaram", relata.

Para a estrategista de marketing, Mônika Vieira, as pesquisas podem não apenas orientar as marcas sobre que estratégias traçar para se manterem fortes entre seus consumidores e conquistar nova clientela, mas também as próprias informações obtidas podem ser compartilhadas com o público. "Quanto mais a gente compartilha conhecimento mais as pessoas vão ter o gatilho da reciprocidade e pensar: ah, essa empresa me entregou tanto conteúdo bom que eu vou comprar dela", afirma.

Ela exemplifica como utilizar uma pesquisa específica na criação de uma campanha. "Se for uma pesquisa de comportamento apontando que 30% das pessoas preferem beber vinho a beber água, uma empresa que trabalhe com esse produtor já poderia apresentar um curso sobre o assunto ou criar um clube do vinho."

 

ENTENDI MEU PÚBLICO, O QUE FAÇO AGORA?

- Trace estratégias condizentes com os dados obtidos na pesquisa

- Invista na verdade por trás da sua marca. Seja autêntico e só prometa o que pode cumprir

- Não use as redes como mero panfleto digital. Forneça informações relevantes ao seu cliente

- Em um cenário pesado de pandemia, aposte também em conteúdo leve e que entretenha

- Agregue valores ao seu consumidor e à sua marca criando uma relação de reciprocidade

- Valorize a sua marca pessoal. O cliente cada vez mais quer saber de quem está comprando

Fonte: Mônika Vieira

 

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