Logo O POVO+
O que você precisa saber para que seu negócio seja um sucesso nas redes sociais
Mercado

O que você precisa saber para que seu negócio seja um sucesso nas redes sociais

Alcance, engajamento e impressões são conceitos fundamentais que todo empreendedor precisa saber para dar aquele empurrãozinho nos negócios digitais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
cada mídia possui suas especificidades que devem ser consideradas na hora de realizar um plano de marketing efetivo (Foto: Pixabay/Thomas Ulrich )
Foto: Pixabay/Thomas Ulrich cada mídia possui suas especificidades que devem ser consideradas na hora de realizar um plano de marketing efetivo

A compreensão de determinados termos do marketing digital é crucial para a realização de um trabalho que potencialize os resultados de vendas de uma determinada marca. No entanto, alguns conceitos ainda causam confusão e podem atrapalhar o sucesso dos negócios nas redes sociais. Para entender melhor, O POVO preparou o dicionário das mídias.

Seja qual for a rede social, Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn ou YouTube, o domínio da nomenclatura específica possibilita, por exemplo, a análise dos dados mais precisa da mídia, cuja utilização correta permite a realização de uma estratégia de marketing mais assertiva.

Assim é possível realizar uma política de publicações que atinja o público-alvo, aumentando as chances de conseguir seguidores e potenciais clientes fiéis. Essa lógica é elementar e funciona para qualquer rede social, no entanto, cada mídia possui suas especificidades que devem ser consideradas na hora de realizar um plano de marketing efetivo.

O CEO e fundador da B4 Company, Dener Lippert, explica que existe na internet o potencial de gerar desejo pelos produtos e serviços. Isso acontece por meio da exposição do conteúdo para um nicho específico, que pode ser realizada “com bastante êxito” em redes como o Instagram e o Facebook, pois são mais visuais.

Em se tratando de YouTube, Lippert detalha que essa plataforma é mais diversa. “Por meio dela é possível levantar o nível de consciência da audiência em prol do produto ou serviço a ser promovido. Além disso, também funciona como mídia de intenção, em que é possível competir pelas buscas dos usuários, similar ao buscador do Google”.

Já no Twitter, segundo analisa a Rocket Content, empresa de marketing digital, com as informações fornecidas pela plataforma, é permitido ao usuário comparar o seu público com o de marcas concorrentes. Pode-se perceber, por exemplo, se as pessoas que seguem ambas as contas têm de fato interesses semelhantes ou não. A mídia ainda disponibiliza dados relacionados a sexo, idade e até operadora de celular mais utilizada pelos seguidores.

De acordo com Sérgio Lima, publicitário e conselheiro da Nova/SB, agência de comunicação, "em um mercado altamente competitivo, as empresas precisam buscar diferenciais para continuar atuando de forma estratégica e criativa”. Para isso, além de desenvolver um produto e disponibilizá-lo ao seu público-alvo, as companhias necessitam gerenciar essa comunicação por meio de plataformas que ajudem a monitorar e controlar os clientes.

Dicionário do marketing digital

Seguidores - são os usuários que já deram o "voto" de aceite ao consumo dos conteúdos de um produtor.

Curtidas - é a resposta positiva a um conteúdo.

Alcance - número de perfis que visualizaram uma publicação.

Impressões - número de vezes que uma publicação foi vista.

Engajamento - soma do número de curtidas, comentários e compartilhamentos de uma publicação dividida pelo número de seguidores do perfil.

Impulsionamento - É a maneira mais genérica de investir dinheiro na mídia social para alcançar mais pessoas.

Fonte: Letícia Rezende e Dener Lippert

 

Os segredos de cada mídia

Facebook

Sobre alcance e impressões, existem três subcategorias: orgânico, impacto gratuito por qualquer conteúdo que tenha sido postado em uma página; pago, impacto pago por meio de posts patrocinados e anúncios ou dark posts; e viral: impacto de pessoas que viram conteúdos de uma página na sua timeline porque os amigos.

No caso de conteúdo pago, quanto maior for o investimento nas publicações, melhor será a entrega

Instagram

Diferentemente do Facebook, o Instagram não faz o desmembramento das métricas em subcategorias mais específicas.

Twitter

O Twitter não trabalha com a métrica de alcance, apenas com as de impressões.

Como no Instagram e no Facebook, um mesmo perfil é contabilizado diversas vezes na métrica caso tenha sido impactado pelo conteúdo em mais de um momento.

Isso pode acontecer quando vários usuários que um determinado perfil segue dão retweet em um mesmo conteúdo.

YouTube

As principais métricas para ficar de olho por lá são as visualizações, seguidores, likes, e minutos assistidos.

LinkedIn

Os dados fornecidos pelo LinkedIn podem oferecer insights muito interessantes. Além de mostrar a performance de cada publicação (alcance, engajamento etc), o usuário também pode ver a demografia dos seus seguidores, o que ajuda (e muito) a entender com quem você está falando na maior rede social profissional do mundo.

Fonte: Rocket Content

O que você achou desse conteúdo?