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Transformação digital precisa
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Transformação digital precisa

Cenário de mudanças acelerado pela pandemia requer estratégias de atendimento digital eficazes
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Luiz Santos, presidente da Urbis, app que auxilia empresas a formarem clubes de vantagens para reterem clientes (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Luiz Santos, presidente da Urbis, app que auxilia empresas a formarem clubes de vantagens para reterem clientes

Em 2020, com a pandemia, muitas transformações aconteceram e aceleraram tendências para atender às novas demandas e necessidades que surgiram no mercado. Os clientes estão cada vez mais antenados em relação às novas tecnologias e seus processos, preocupados com uma experiência personalizada e com a criação de bons vínculos, por meio de uma comunicação eficiente.

Com a rápida mudança nas relações de consumo e de trabalho no último ano, empreendedores, empresas, marcas e grandes companhias, precisaram se reinventar e entender mais sobre as constantes transformações no mundo digital.

De acordo com pesquisa da EY, antiga Ernst Young, na qual foram foram entrevistados mais de 2,4 mil executivos, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, feita com integrantes de empresas de 52 países, incluindo o Brasil, a maioria das empresas brasileiras afirmaram que sua revisão estratégica e de portfólio é parte de uma transformação significativa de negócios e tecnologia. 70% delas disseram que a pandemia aumentou seu foco estratégico e investimento em transformação digital.

"As transformações digitais trouxeram preocupação para algumas marcas, observando isso em pesquisas e no próprio mercado de trabalho, empresas que antes não se importavam com o que chamamos de 'marketing de relacionamento', que existe há muitos anos, hoje, se veem atentos a esse aspecto, exatamente porque seus clientes e consumidores passaram a buscar por relacionamentos com empresas", afirma Andrea Nery, gerente de marketing do Grupo Geppos e professora universitária.

Andrea pontua que a aproximação com a empresa vale muito a pena para o cliente, que passa a entender melhor os negócios da marca, podendo inclusive participar de processos de co-criação. Além de obter produtos personalizados, pensados diretamente para ele ou para o nicho que se interessa em consumir.

Em relação aos benefícios para as empresas, ela acrescenta que o relacionamento digital é muito importante também para as marcas. "Vários estudos já comprovaram que é muito mais barato para empresas e para os setores de marketing manterem os seus clientes fiéis do que conquistarem novos, e essa manutenção acontece através de um bom relacionamento".

Para Luiz Santos, CEO da Urbis, startup especializada em fortalecer a relação das empresas com clientes, estar presente no mundo digital abre portas para a empresa oferecer um relacionamento que supere as expectativas do cliente. "Ter uma estratégia digital sólida pode ser uma vantagem competitiva no mercado. Ter o melhor atendimento, o melhor relacionamento e encurtar distâncias gerará grandes resultados".

Antes da pandemia, parte do relacionamento com os clientes da Urbis era feito de maneira presencial. Com a situação, a empresa decidiu tornar a relação 100% digital. "Antes atendíamos apenas clientes no Ceará e hoje estamos em mais de 13 estados e Distrito Federal. Continuamos trabalhando com proximidade e empatia, mesmo à distância", finaliza o CEO da empresa.

 

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