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Qual a importância de acompanhar tendências de mercado?
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Qual a importância de acompanhar tendências de mercado?

Algumas ferramentas, sites e plataformas são úteis para a visualização do desempenho do trabalho realizado por empresas, além de mostrarem o que é de interesse dos consumidores
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RAQUEL Fiterman, dentista e proprietária da Clínica Adriano Abreu (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação RAQUEL Fiterman, dentista e proprietária da Clínica Adriano Abreu

Com o mercado cada dia mais competitivo, com constantes mudanças e evoluções, saber identificar tendências é um aspecto de fundamental importância para empresas que almejam um bom desempenho e destaque na concorrência. As diversas transformações favoreceram para o surgimento de consumidores mais exigentes, e cabe às marcas se adequarem à nova realidade.

Segundo um levantamento recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no primeiro semestre de 2021 houve um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas no país. Esse percentual é considerado o maior desde 2015. Somente nos seis primeiros meses foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período em 2020.

Observando esse crescimento exponencial na abertura de novos negócios, é imprescindível acompanhar as novas tendências do mercado para o alcance de bons resultados em uma empresa. “Quem tem atenção sobre pesquisas e tendências diminui as chances de erro nas ações de mercado. Toda ação comercial, de marketing, de gestão empresarial, entre outras, precisam de base em algo sólido, para não serem ‘tiros no escuro’ ”, afirma W. Gabriel, consultor empresarial e professor de marketing.

Essa base sólida, segundo o consultor empresarial, são dados e informações consolidadas. “Com base em pesquisas, é possível impulsionar ações mais assertivas para resultados mais rápidos e certeiros, sem perda de tempo nem de recursos”, explica.

Ainda segundo W. Gabriel, atualmente as ferramentas específicas de pesquisa do Google (como Google Trends e My Business) e do Facebook (como Facebook Insights) continuam no topo dos canais mais populares utilizados para observação de tendências de mercado.

“Essas ferramentas contam com uma base de dados que cresce a cada segundo, a partir das interações dos usuários da internet. Essas ferramentas captam buscas, cliques, compartilhamentos, watch time, tudo que for de engajamento dos usuários online. Assim, conseguem apresentar um painel riquíssimo de pesquisa de mercado” finaliza.

Raquel Fiterman, dentista e proprietária da Clínica Adriano Abreu, consultório odontológico que administra juntamente com seu marido, relata que desde 2013 investe no aspecto digital na firma. “Eu costumo dizer que o Google é o nosso sócio, porque dependemos diretamente dele. Hoje as pessoas costumam buscar muita informação no Google, o paciente já chega sabendo o que ele vai fazer, como funciona, quais são os resultados, ele já fez uma pesquisa antes. Quando estamos dentro dessas pesquisas é mais fácil do paciente chegar até nós”.

Para a dentista, as pesquisas são de extrema importância pois acarretam em um desenvolvimento maior da marca. Através do Google Trends, por exemplo, a empresa busca ver as tendências de mercado, o que as pessoas estão buscando, por meio do Instagram, Facebook e de um site próprio, as tendências são direcionadas para as pessoas. “Todo esse trabalho tem um impacto muito positivo pra gente, quanto mais procuramos mais temos retorno das pesquisas”, completa.

Principais tendências de marketing para 2022

1. ESG É PRECISO

Ações e práticas empresariais relacionadas a ESG (abreviação em inglês para "Environment, Social & Governance", que significa "Ambiental, Social e Governança"). A sigla que veio do mercado de capitais é exigência agora do consumidor para as marcas. E é preciso ter verdade na aplicação.

2. REDES SOCIAIS

Novamente se fala da força das redes sociais, porém, dessa vez, o mercado começa a perceber que é necessário criar ações organizadas, profissionais e patrocinadas, porque os algoritmos não estão mais exibindo postagens tão facilmente de forma orgânica. É preciso então mesclar ambas as estratégias para se ter um alcance assertivo.

3. É FÍSICO E É DIGITAL

Canais omnichannel para atendimento e vendas. A comunicação integrada e as estratégias omnichannel nunca se mostraram tão eficazes como agora, o que se mostra como tendência real para 2022. E com a retomada, muitas marcas nascidas no online estão também partindo para o mundo físico. Vale avaliar as estratégias e combinas os canais de venda.

Fonte: W. Gabriel

Principais tendências de marketing para 2022

1. ESG É PRECISO

Ações e práticas empresariais relacionadas a ESG (abreviação em inglês para "Environment, Social & Governance", que significa "Ambiental, Social e Governança"). A sigla que veio do mercado de capitais é exigência agora do consumidor para as marcas. E é preciso ter verdade na aplicação.

2. REDES SOCIAIS

Novamente se fala da força das redes sociais, porém, dessa vez, o mercado começa a perceber que é necessário criar ações organizadas, profissionais e patrocinadas, porque os algoritmos não estão mais exibindo postagens tão facilmente de forma orgânica. É preciso então mesclar ambas as estratégias para se ter um alcance assertivo.

3. É FÍSICO E É DIGITAL

Canais omnichannel para atendimento e vendas. A comunicação integrada e as estratégias omnichannel nunca se mostraram tão eficazes como agora, o que se mostra como tendência real para 2022. E com a retomada, muitas marcas nascidas no online estão também partindo para o mundo físico. Vale avaliar as estratégias e combinas os canais de venda.

Fonte: W. Gabriel

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