Logo O POVO+
Presidente quer apressar substituto para Ginsburg
Mundo

Presidente quer apressar substituto para Ginsburg

Suprema Corte
Edição Impressa
Tipo Notícia

O presidente Donald Trump defende a rápida substituição da falecida juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg, um ícone da esquerda amer icana, que abriu um potencial campo de batalha na reta final da eleição presidencial dos EUA em 3 de novembro.A vontade declarada de Trump de agir rapidamente, apesar das críticas democratas, promete um fim agitado para a campanha presidencial dos EUA.

"Teremos um indicado muito em breve", disse o presidente republicano antes de começar um evento de campanha na Carolina do Norte, no último sábado. "Queremos respeitar o processo. Acho que será muito rápido", acrescentou Trump, observando que "o mais provável é que seja uma mulher".

A juíza RBG, como era conhecida, faleceu na sexta-feira (18), aos 87 anos, vítima de um câncer no pâncreas. Sua morte gerou uma onda de consternação no país, assim como grande preocupação entre os democratas. A chegada de um novo juiz indicado por Donald Trump sedimentaria a mais alta corte dos EUA por um longo tempo no campo conservador. Ginsburg era uma defensora da causa das mulheres, das minorias e do meio ambiente.

Em seu primeiro mandato, Trump nomeou os juízes Brett Kavanaugh e Neil Gorsuch, dando aos conservadores uma maioria de 5-4 antes da morte de Ginsburg. Isso não garante, porém, que as decisões sempre serão favoráveis à agenda de Trump. Há vários exemplos recentes de conservadores apoiando seus colegas progressistas.

"Os eleitores devem escolher o presidente, e o presidente deve propor um juiz ao Senado", disse Biden, que lidera Trump nas pesquisas.O que está em jogo é extremamente importante. Não apenas porque a Suprema Corte é a chave para resolver questões polêmicas, como o direito de portar armas, ou os direitos dos homossexuais, mas também porque pode ser chamada para resolver disputas eleitorais. Foi o que aconteceu na eleição de 2000, finalmente vencida por George W. Bush contra o democrata Al Gore.

No início de setembro, Trump já tinha uma lista de 20 nomes para uma eventual vaga na Corte, entre os quais os senadores ultraconservadores Ted Cruz e Tom Cotton. O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, disse na sexta-feira que está disposto a dar início ao processo de nomeação. Em circunstâncias semelhantes, há quatro anos, porém, ele bloqueou a nomeação de um juiz proposto por Obama. (da AFP)

O que você achou desse conteúdo?