Logo O POVO+
Chefe da ONU 'profundamente perturbado' pela repressão aos manifestantes
Mundo

Chefe da ONU 'profundamente perturbado' pela repressão aos manifestantes

Dois mortos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, está "profundamente perturbado" com a repressão policial aos manifestantes no Peru que protestavam contra a destituição do presidente Martín Vizcarra, disse seu porta-voz, Stéphane Dujarric, nesta segunda-feira, 16.

"O secretário-geral está profundamente perturbado com relatos do suposto uso excessivo da força e violência pelas forças de segurança durante os protestos, incluindo a morte de dois jovens, dezenas de feridos e ataques a trabalhadores da imprensa", disse Dujarric.

Um porta-voz do Escritório do Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, com sede em Genebra, afirmou que, "após um convite do governo do Peru, será enviada uma missão ao país para avaliar as implicações da crise política para os direitos humanos".

O Ministério Público peruano abriu nesta segunda-feira uma investigação preliminar contra Merino pela morte dos dois jovens, aparentemente por responsabilidade da polícia.

Guterres acompanha com "preocupação" a situação no Peru, disse seu porta-voz, e "urge todos os envolvidos a trabalhar para uma solução rápida e institucional para a atual crise política e os desafios que o país enfrenta, por meio de um diálogo inclusivo e de respeito total ao Estado de Direito". (AFP)

 

O que você achou desse conteúdo?