Logo O POVO+
Pacatuca - Terra da Paixão
Opinião

Pacatuca - Terra da Paixão

A importância de Antony Fernandes para a cultura Pacatubana e cearense, nesses 81 anos de vida marca de forma indelével a arte e a cultura locais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A Câmara Municipal da Pacatuba aprovou, sem ressalva, a Lei nº 1360/17, de 17 de janeiro de 2017, encaminhada pelo senhor prefeito, criando a medalha Pacatuba — Terra da Paixão — Antony Fernandes, que reconhecerá, anualmente, aqueles que contribuíram individual ou institucionalmente para engrandecimento da cultura pacatubana e que será entregue no último dia da apresentação da Paixão de Cristo realizada neste município.

 

A sensibilidade do prefeito Carlomano se mostra ao nomear sua maior comenda cultural com o nome de Antony Fernandes. O momento em que ele o faz, em vida, quando o homenageado é capaz de receber todos os loros e reconhecimentos aos seus esforços e feitos pela artecreditados pelo povo de Pacatuba, que tanto orgulho tem de seu filho ilustre.


A importância de Antony Fernandes para a cultura pacatubana e cearense, nesses 81 anos de vida, 57 dos quais residentes em Pacatuba, marca de forma indelével a arte e a cultura locais. Sua biografia explicita muito bem o quão foi e é marcante sua atuação como cidadão e como artista em nossa terra. Elenco abaixo pequenos tópicos de sua vida de dedicação ao nosso município.


Na cidade de Pacatuba, Antony foi convidado para exercer a presidência do Pacatuba Esporte Clube, no ano de 1978, quando essa agremiação sagrou-se campeão, recebendo a taça Evandro Álvares de Moura trazendo o 1º troféu intermunicipal para cidade de Pacatuba; de 1997 a 2000 exerceu a função de Diretor Municipal de Cultura e no ano de 2004 criou o Museu Municipal de Pacatuba, onde, até hoje exerce o cargo de Diretor.


Antony, também, reconstruiu o altar principal da Igreja Matriz de Pacatuba do ano de 1980 a 1981; recentemente, construiu a gruta onde está a imagem do Senhor Morto. No ano de 1997, projetou e construiu a Praça da Paixão, sendo o atual diretor do evento da Paixão de Cristo, em Pacatuba, o que ocorre desde o ano de 1974.


A Paixão de Cristo de Pacatuba está em sua 43ª apresentação e entrou, definitivamente, no calendário cultural e turístico do Ceará, constituindo-se uma referência regional. Muitos dos seus avanços e a sua própria continuidade devem-se, bastante, ao empenho e profissionalismo do nosso Antony Fernandes.


O ano de 2017 ficará marcado pelo reconhecimento ao cidadão de Pacatuba, Antony Fernandes. Todos que ainda não conhecem o espetáculo a céu aberto da Paixão de Cristo realizado em nosso Município venham, também, se apaixonar pelos encantos e recantos de nossa terra! Pacatuba: Terra da Paixão e de Antony Fernandes!

 

Rosteny Cabral

rosteny@gmail.com 

Secretário da Cultura de Pacatuba

 

O que você achou desse conteúdo?