Quem já fez um curso, assistiu a uma palestra ou participou de um treinamento intensivo de marketing digital já conhece a velocidade com que esse mercado se atualiza. É fácil ficar ultrapassado.
É prática dos mais destacados profissionais dessa área, apesar de muito bons, sempre comprarem novos cursos, participarem de eventos ou consumirem podcasts e blogs diariamente. Se o Google faz uma conferência, lá estão de olho nas mudanças de algoritmo para sair na frente. Se o Facebook age, as antenas já acendem para ajustar as campanhas publicitárias. Se Instagram, WhatsApp ou Linkedin inovam, são esses profissionais os primeiros a aproveitarem.
A lógica no marketing digital é aparentemente simples: expandir o alcance das mensagens com autoridade, encantar o público engajado e convertê-los em bons resultados, obedecendo ao budget e seguindo o cronograma. O difícil é acompanhar a frequente atualização das ferramentas e as estratégias que caducam e são reinventadas na mesma proporção. Isso justifica a necessidade de reciclar o conhecimento sempre.
Na área de sites, por exemplo, as regras para ganhar mais audiência no Google mudaram intensamente, com a priorização mobile e contextual de primeiro grau. Já nas redes sociais, a queda progressiva de visibilidade orgânica (não paga) deu origem a práticas de web semântica, otimização sobre laços sociais e qualidade de backlinks em posts. Quando falamos de lojas virtuais, pesquisas de behavior target já mostram alteração em convicções antes certas, como frete grátis e combo de produtos.
São muitas mudanças em questão de meses.
Este é um desafio pelo qual passo diariamente, como consultor da área e professor de marketing digital. Para orientar empresas e equipes de marketing, sou obrigado a estar sempre atualizado sobre novas técnicas e estratégias que têm resultado comprovado. A exemplo, hoje conduzo consultorias e aulas com foco total na rápida captura de contatos comerciais (leads) e conversão em vendas, pois essa é a exigência atual do mercado e do momento econômico.
Quem precisa de marketing digital deve ficar atento à miopia.
Como em outras áreas, há profissionais ultrapassados que continuam disseminando práticas antiquadas, que não geram mais qualquer resultado. A exigência de atualização constante é tanto para contratantes como para contratados. E para se atualizar, o mais seguro é buscar profissionais com resultados comprovados, portfólio recente e currículo atualizado. É o mínimo de segurança para não gastar dinheiro à toa.
W. Gabriel
wgabriel@wgabriel.net