Por intermédio de um artigo, publicado em 26/11/2016, no O POVO, Opinião (pág. 20), conclamou-se a SMSL uma sociedade evangelizadora de médicos católicos, ao ensejo dos seus 80 anos de criação, a comemorar essa efeméride, em 2017, ad maiorem Dei gloriam.
Na reunião da Diretoria da SMSL, ocorrida no dia 22/7/2017, quando se discutiu a programação desse Jubileu de Carvalho, foi aprovada a editoração de uma plaqueta, como uma proposta de reavivar a trajetória histórica dessa entidade médica cearense, devotada à prática das virtudes teologais cristãs, ao tempo em que se observam os princípios basilares da arte de curar, tendo por lema o aforismo hipocrático: sedare dolorem opus divinum est.
O festejo será concentrado na manhã de hoje, 11/11/2017, iniciando-se às 9 horas, na Capela do Colégio Santo Inácio, com a Missa Gratulatória do Jubileu, seguida de solenidade comemorativa do octogésimo aniversário, que constará de: outorga da Comenda Médica São Lucas a dois homenageados; entrega de diplomas de agradecimento a instituições e pessoas que contribuíram para o bom funcionamento dessa sociedade; e o lançamento da plaqueta “Sociedade Médica São Lucas (1937-2017)”.
A plaqueta em epígrafe contém o documento cartorial que oficializou a existência da SMSL, ensaios que recontam fatos e feitos históricos da SMSL e o papel exercido por seu primeiro assistente espiritual, o padre Monteiro da Cruz, além de diversos artigos, conformando crônicas complementares da situação hodierna da SMSL.
Que este jubileu seja, pois, um momento edificante da SMSL e um ponto de partida para empreendimentos tão ousados e desbravadores com os que foram perpetrados pelo seu corpo de fundadores.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
marcelo.gurgel@uece.brMédico e membro e da Sociedade Médica São Lucas (SMSL)