Logo O POVO+
O notório saber dos Mestres e Mestras da cultura do Ceará
Opinião

O notório saber dos Mestres e Mestras da cultura do Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia

Fabiano Piúba

fabianopiuba@gmail.com

Secretário da Cultura do Ceará


No dia 20 de junho de 2017, no terreiro de reisado do Mestre Aldenir no Crato, o governador Camilo Santana sancionou a lei que amplia o número de mestres da cultura de 60 para 80 beneficiados. Os mestres da cultura do Ceará são reconhecidos pelas leis 13.351/2003 e 13.842/2006 que instituem o registro dos Tesouros Vivos da cultura tradicional popular. Por meio de seleção pública, os mestres agraciados passam a receber um auxílio financeiro vitalício e os grupos tradicionais recebem apoios para suas atividades.


Os mestres da cultura são pessoas feitas da natureza dos tempos eternos. Senhores e senhoras de memórias que trazem consigo saberes e fazeres ancestrais compartilhados de mão em mão, de boca em boca, por entre gerações em ambientes comunitários e solidários de transmissão de saberes. Cada mestre é um ser de educação que ensina seus conhecimentos como missão de vida. São também seres de imaginação e de criação que elaboram sua própria temporalidade e produzem suas artes e ofícios como expressões contemporâneas.


A partir de 2016 com a Lei 16.026 que institui o Plano Estadual de Cultura, estabelecemos um processo de qualificação dos Tesouros Vivos no âmbito da política de patrimônio cultural, passando pela meta de ampliação dos beneficiados e pela qualificação dos processos de transmissão e difusão de suas artes e ofícios.


A Universidade Estadual do Ceará (Uece) em uma ação inédita no Brasil, diplomou em 2016 todos os mestres certificados pela Secult com o título de Notório Saber em Cultura Popular. Com esse título, agora os mestres podem lecionar em escolas de ensino fundamental, médio e superior dando aulas espetáculos, oficinas, cursos e disciplinas. No âmbito do Programa Escolas da Cultura estamos realizando o projeto Escolas com os Mestres com ciclos nas universidades e com aulas nas Escolas de Tempo Integral do Ensino Médio em parceria com a Seduc.


Dia 25 de junho no Theatro José de Alencar, a Secult certifica mais 16 novos mestres e mestras (1 in memoriam), 2 grupos de tradição e 1 coletividade, ao tempo que a Uece diploma mestres e mestras com o Título de Notório Saber. Na ocasião, lançaremos também o novo edital para seleção de mais 11 mestres, 2 grupos e 1 coletividade. Será uma data memorável na política cultural do Ceará e na vida desses senhores e senhoras, guardiões de ancestralidades e inventores de seus próprios tempos.

 

O que você achou desse conteúdo?