Logo O POVO+
Provocações cívicas no pós-eleição 2018
Opinião

Provocações cívicas no pós-eleição 2018

Edição Impressa
Tipo Notícia
No último domingo cidadãos e cidadãs de todo o País participaram do 2º turno das eleições presidenciais mais agitadas de nossa história republicana.

A disputa foi marcada por acontecimentos que vão desde o enfrentamento físico entre partidários dos candidatos, as diversas solicitações de impugnação de candidaturas, as suspeitas sobre a segurança das urnas eletrônicas, o fortalecimento da comunicação direta com o eleitor pelas redes sociais e o grande volume de denúncias de parte a parte sobre fake news são exemplos bem ilustrativos.

 

Sem dúvida, 2018 será ainda por algum tempo objeto de análises e debates. Mas e o "pós-eleição"? Já é possível projetar expectativas em relação aos próximos meses? Elenco como contribuição ao debate algumas "provocações cívicas".

 

Em primeiro lugar destaco como prioridade para o presidente eleito Jair Bolsonaro a busca do encerramento de todo e qualquer tipo de enfrentamento entre os partidários, inclusive ideológico, tarefa que também teria a mesma importância se Fernando Haddad vencesse. Um "terceiro turno" deve ser rigorosamente desencorajado em benefício do País.

 

Em segundo lugar a realização de amplo diagnóstico econômico com anúncio de medidas já para o início de 2019. É urgente um crescimento econômico mais acelerado com novos padrões de governança oferendo mais e melhores serviços públicos e ampliando cidadania e direitos; a diminuição de custos excessivos da máquina pública; o combate implacável ao câncer da corrupção nos afeta em termos éticos mas também econômicos gerando insegurança jurídica e suspensão de investimentos; a reforma do sistema tributário diminuindo impostos; e uma proposta de reforma previdenciária que considere nossas particularidades regionais.

 

Por fim, destaco o enfrentamento ágil, sistêmico e científico dos problemas de segurança pública, em um grande esforço conjunto com governadores e prefeitos, algo pelo que a maior parte da população clama desesperadamente.

 

A sorte está lançada, mas não vamos apenas esperar passivamente. Vamos a partir da experiência das eleições acompanhar cada vez mais os acontecimentos passo a passo e interagir para a construção permanente de uma democracia sólida e participativa.

 

Aurizio Freitas
aurizio@auriziofreitas.com
Consultor Político e diretor da Associação Brasileira de Consultores Políticos -ABCOP no Ceará
   

 

O que você achou desse conteúdo?