Ganhando matizes coloridos de reconhecimento ao trabalho, os dois cearenses, mais os nativos do Grupo SIN, são construtores de transformações e aperfeiçoamento da linguagem poética, colecionando uma forte e intensa atividade literária, cultivando a necessidade permanente de ampliar o alcance e a visibilidade da literatura cearense e brasileira.
Agora, o Ceará reconhecendo cada ação e os muitos projetos já realizados faz através das Academias: Metropolitana de Letras; Fortalezense de Letras e Cearense de Cinema, uma homenagem especial aos que não adormecem no trabalho de produzir versos, desenvolvendo sonhos e projetos, mesmo que tenham que batalhar muito para vencer as barreiras.
Como diz o poeta Artur Eduardo Benevides: "A poesia é a flor do medo. O sal das profecias/ O vasto olhar em vão me descobrindo. / Ou meu cantar de amor./ Ou o retornar de tudo o que na névoa vai sumindo./ São as oferendas que chegam a nós ao fim de vãs batalhas...".
Nessa poética a homenagem ao Grupo SIN de Literatura, a Mailson Furtado Viana e a Joyce Cavalcante acontecerá nesta quarta-feira, dia 28, às 19:30hs, no Ideal Clube, quando os três receberão medalhas e diplomas de reconhecimento as suas ações em benefício da arte literária. São os presidentes das Academias Régis Frota (Metropolitana de Letras e Cearense de Cinema); Seridião Montenegro (Fortalezense de Letras) e Alcimor Rocha (Ideal Clube), assim como o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, laureando-os e aquecendo as emoções dos escolhidos, que são impulsionadores e plantadores de sonhos para fortalecer a encantação do Ceará criativo.
Lêda Maria
Jornalista do O POVO